Blog do Prisco
Coluna do dia

Colombo fala

Transparecendo tranquilidade ante o momento delicado, Raimundo Colombo manifestou-se, diretamente de Brasília, acerca das delações da Odebrecht que envolvem seu nome e supostos pagamentos milionários, via caixa 2, em campanhas passadas.

Cada palavra parecia muito bem calculada e deve dar indícios à linha de defesa do governador no Superior Tribunal de Justiça. O inquérito, pedido pela PGR, ainda não foi aberto, mas o próprio Colombo deu a entender que a peça investigatória será instituída. E afirmou que isso é positivo, pois permitirá a ampla defesa. “Não há desonra nisso”, afirma o líder lageano.

Cada ponto será esclarecido, enfatizou ele. Raimundo Colombo negou com veemência, classificando de “absurdas”, as declarações de que ele teria negociado R$ 17,2 milhões na modalidade caixa 2.

Sobre a Casan, ele voltou a afirmar que não houve a venda de uma ação sequer da companhia, muito menos avanços no sentido de negociar a empresa com a Odebrecht. “A Casan continua pública”, cravou o governador, frisando que a empreiteira de Emílio e Marcelo também não fechou qualquer contrato, e não recebeu qualquer pagamento do governo de Santa Catarina na era Colombo.

Em tempo: o governador confirmou que se encontrou com executivos da Odebrecht. Em um aeroporto paulista, segundo a versão do catarinense, a conversa não demorou mais do que 10 minutos. Ele teria sido abordado pelos empresários, que contaram outra versão. Em outras oportunidades, os prepostos de Emílio e Marcelo foram recebidos em audiência na companhia de outros empresários, o que, ressalte-se, é praxe de qualquer governo que deseja atrair investimentos ao Estado.

 

Frase/vaticínio

“Vamos continuar trabalhando até o último dia”. Raimundo Colombo. Aí fica uma dúvida. Este dia derradeiro seria em abril de 2018 ou em 31 de dezembro do mesmo ano? Ou outra data?

 

Absolvido

Marco Tebaldi anda que é só sorrisos. É que nesta terça-feira, o STF não aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público, acusando o deputado tucano de dispensa irregular de licitação quando respondia pela Secretaria de Educação do Estado. O negócio envolvia compra de softwares para as escolas estaduais. A denúncia foi arquivada.

 

Diferenciado

Santa Catarina é o primeiro produtor nacional de cebola, carne suína, ostras, mariscos e pescados e o segundo maior produtor de aves, arroz, fumo e maçã. E agora já o quarto Estado que mais produz leite no Brasil.

 

Risco

Tem secretaria do Ministério da Agricultura convivendo com cortes orçamentários na casa de 50%. Os resultados podem ser desastrosos, como alertou o deputado Zé Milton (PP) ao defender a continuidade das chamadas públicas para os programas de Extensão Rural e Assistência Técnica no campo.

 

Golpe

É o que estão levando a cabo suas excelências os senadores, PMDB e PT à frente, tentando aprovar, a toque de caixa, o projeto de “abuso de autoridade”. É um golpe contra a Lava Jato. A desfaçatez realmente não tem limites neste país.

 

Desmentido

O juiz Sérgio Moro desmentiu o espalhafatoso, às vezes ridículo, senador Roberto Requião, paranaense como ele. O ex-governador do Estado vizinho avisou que apresentaria um substitutivo ao projeto de abuso de autoridade depois de consultar o juiz da Lava Jato. O detalhe é que peça não passou pelas mãos de Moro. Bateu o desespero!