Blog do Prisco
Coluna do dia

COLUNA DO DIA

Vitória de Colombo e Gavazzoni

Raimundo Colombo, pré-candidato ao Senado pelo PSD, e Antonio Gavazzoni, ex-secretário da Fazenda do próprio Colombo e cunhado de Gelson Merisio, que o indicou para a função, o pré-candidato do partido ao governo, estão comemorando a decisão judicial, em primeira instância, de arquivar a investigação contra ambos a partir da delação de Ricardo Saud, ex-executivo da JBS. Evidentemente que Colombo e Merisio, sobretudo o ex-governador, saem politicamente fortalecidos do episódio. Importante lembrar, contudo, que Colombo ainda será avaliado pela Justiça Eleitoral, mas o processo certamente se enfraquece a partir da decisão desta segunda-feira. O despacho é do juiz Fernando Vieira Luiz, da Capital. Aendeu manifestação contundente do Ministério Público estadual, encarregado do processo depois que a denúncia saiu do STJ a partir da renúncia de Raimundo Colombo, em abril.

A promotora Rosemary Machado Silva desmontou a peça acusatória, que se mostrou absolutamente inconsistente. A certa altura do despacho, ela cravou. “Sem maiores detalhes, nem descrições pormenorizadas e nem datas correlatas, se encerra a delação do colaborador Ricardo Saud, livrando-se das penalidades.”

E pensar que o dono da JBS, o açougueiro-bandoleiro Joesley Batista, que fez fortuna bilionária sob as barbas do PT, quase derrubou um presidente com este tipo de prática denuncista e como vai se vendo, completamente inconsistente.

Manifestação

Raimundo Colombo se manifestou logo após a divulgação da notícia. Ele se disse tranquilo.  Observou, contudo, que os prejuízos a sua imagem foram grandes. “É como se você jogasse um saco de penas de cima de uma torre. Nunca mais conseguiria juntar todas elas”, lamentou ele.

Tucanos se articulam

Mesmo com a persistência da indefinição na antes tida como certa , coligação PSD, PP e DEM,  as lideranças do PSDB, reunidas durante encontro reservado neste final de semana , em Florianópolis,  iniciaram avaliações acerca da composicão de chapa pura tucana para as eleições deste ano e possibilidades de liderar  composição com partidos que apresentaram propostas de coligação com a legenda.  A cúpula tucana, garante que , independentemente  de qualquer mudança no cenário das negociações políticas no estado, o  partido mantém o projeto da candidatura ao governo do Senador Paulo Bauer.

Ausentes

Presentes no encontro o senador Paulo Bauer, senador Dalírio Beber, o deputado Leonel Pavan, ex-prefeito de Blumenau, Napoleao Bernardes, Erivaldo Caetano Junior  (Vadinho) e  o ex-prefeito de Imbituba, Beto Martins. Importante observar que o presidente estadual do PSDB, Marcos Vieira, ligado ao MDB, não esteve presente, assim como os deputados do partido.

Décimo

Faltou dinheiro para o governo do Estado neste 2018. Desde 2003, primeiro ano de mandato de LHS, que 50% do décimo terceiro salário do funcionalismo é pago em julho. Sagradamente. Agora, os servidores vão ter que se contentar com 25% do extra. E sem previsão de pagamento dos outros 25%. Como o governo é do MDB, é uma situação péssima para o pré-candidato do partido ao governo, Mauro Mariani. Ele certamente vai pressionar para que a metade da metade dos proventos seja paga já em agosto, minimizando o desgaste. Resta saber se o Centro Administrativo terá caixa para isso.

No Sul

O deputado Ricardo Guidi e o conselheiro aposentado do TCE, Júlio Garcia, estão afinadíssimos na pré-campanha pelo Estado. Vão fazer dobradinha. Guidi a federal e Garcia a estadual. Nesta terça-feira, 17, Ricardo Guidi vai recebero Raimundo Colombo em Criciúma. Oferecerá um jantar em seu sítio ao ex-governador.

Júlio Garcia não estará presente no encontro sulista nesta terça. O conselheiro viajará a Brasília, aonde visitará o deputado João Rodrigues.