Blog do Prisco
Coluna do dia

COLUNA DO DIA – DIÁRIO DO ALTO VALE

A partir desta terça-feira, 21 de abril, a Coluna de Cláudio Prisco Paraíso, com participação de Fabian Lemos, começou ser publicada no Diário do Alto Vale, de Rio do Sul. O espaço acompanhará todas as edições do jornal, trazendo bastidores, análises e informações exclusivas. Confira a coluna na íntegra:

Deputados de pequenos partidos são alternativas ao PMDB
A cada dia fica mais complicada o casamento entre PSD e PMDB, incluindo-se aí também a relação pessoal entre o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Moreira. Com 11 deputados, o PMDB tem a maior bancada na Assembleia e resolveu endurecer o jogo, considerando que não teve todos os seus pedidos por espaços no governo atendidos.
Já houve lances na Alesc em que o partido se comportou como oposição, o que está se tornando sistemático. A ponto do extremamente paciente Colombo estar no “limite” com a legenda. O quadro de deterioração nas relações entre os dois maiores sócios da administração já está levando cabeças coroadas a pensar em uma alternativa viável ao governador.
Se os peemedebistas continuarem jogando contra os interesses governistas, Colombo pode procurar os oito deputados dos pequenos partidos (PDT, PR, PCdoB, PSB e PPS), que já formam um bloco informal no Legislativo. Somam-se o grupo aos nove deputados do PSD e aos quatro do PP e o governo já teria 21 aliados, a maioria na Casa. Mas ainda há os quatro do PSDB, que não fazem oposição sistemática ao Centro Administrativo. Ou seja, o PMDB é importante, mas pode ser escanteado se permanecer em rota de colisão com o PSD e o governador.

Prova de fogo

Já está na Assembleia o projeto que funde as duas agências reguladoras de Santa Catarina (Agesan e Agesc) em uma só, que seria batizada de Aresc. Projeta-se que pode haver um enxugamento de 47 cargos. Evidentemente que já há resistências entre os deputados, que andam na bronca justamente porque Raimundo Colombo está evitando preencher cerca de 500 cargos comissionados. O comportamento dos parlamentares vai ser uma prova de fogo para a base aliada, que está desarticulada.

Cidade Luz

Raimundo Colombo terá uma missão internacional em maio. Entre os dias 26 e 29 do mês que vem, ele estará em Paris para receber o certificado internacional de zona livre de peste suína clássica, concedido pela comissão científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Rio Grande do Sul também receberá o mesmo certificado. O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, e o secretário de Assuntos Internacional, Carlos Adauto Virmond Vieira, farão parte da missão.

Paulistanos copiam SC

O município de São Paulo passou a ter uma lei para garantir o aleitamento materno em qualquer estabelecimento municipal. Entrou em vigor há poucos dias. Santa Catarina tem há quase um ano uma lei estadual que garante o direito de todas as mães de amamentar nos recintos coletivos de acesso público. Originária do Projeto de Lei 267, de 2013, de autoria da então deputada estadual Angela Albino, atual secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a Lei estadual 16.396 vigora desde junho do ano passado.

Volta às origens

Esta coluna de estreia no Diário do Vale é especial para o titular do espaço, Cláudio Prisco Paraíso. Ele lembra que iniciou a carreira jornalística justamente em Rio do Sul, atuando como repórter e editor da antiga Tribuna do Povo, que era um semanário. Isso foi em 1979, quando Prisco trabalhava com o empresário e ex-deputado Orlando Bertoli, que era dono do jornal. Lá se vão 36 anos de carreira.

Reforma premiada

A Companhia de Habitação de Santa Catarina está concorrendo ao prêmio Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs. A unidade catarinense disputa com o programa de reformas para a população de baixa renda chamado Reforma Cidadã. O programa visa a atender famílias não contempladas pelo Minha Casa Minha Vida do governo federal.