Blog do Prisco
Notícias Últimas

Começa congresso de Direito com personalidades nacionais

A décima primeira edição do Congresso Anual da ABDE acontece nesta quinta (13) e sexta-feiras (14) na sede da OAB/SC. O debate acerca de “Direito, Economia e Instituições” vai reunir especialistas do Brasil e também do exterior. É a primeira vez que o evento nacional acontece em Santa Catarina.

A organização está sendo feita pelo conselheiro estadual e coordenador geral das Comissões da Seccional, Orlando Celso da Silva Neto, que também é presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE).

“A análise econômica do Direito é considerada a principal escola jurídica dos últimos 60 anos no mundo, e procura ver fenômenos jurídicos utilizando-se métodos da economia, incluindo análise consequencialista, custo-benefício, premissas de racionalidade modulada, dentre outras. E tem sido usada frequentemente nos Tribunais superiores, já tendo sido expressamente citada pelo Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça em diversas decisões importantes”, destacou Orlando.

O advogado Orlando Celso da Silva é o organizador do evento – foto>divulgação

Já no início da programação está prevista a participação do professor suíço Peter Sester (Universidade de St. Gallen), falando sobre “A escolha entre arbitragem e processo judicial modulada como uma decisão de investimento: análise custo-benefício”. E também a reunião dos ex-presidentes da ABDE: Luciano Benetti Timm, Márcia Carla, Ivo Gico, Luciana Yeung, Cristiano Carvalho e do presidente atual: Orlando Celso da Silva Neto, para falar sobre “O passado, presente e futuro da análise econômica do Direito no Brasil”.

No decorrer do Encontro Anual também serão apresentados 36 papers acadêmicos e dez pôsteres, enviados de doze estados do Brasil e de quatro outros países. Para conferir todos os temas e palestrantes, acesse aqui.