Blog do Prisco
Manchete

Comissão de Infraestrutura debate privatização do Porto de Itajaí nesta terça

Nesta terça-feira (26), a comissão de Infraestrutura do Senado Federal, através de requerimento do senador Esperidião Amin, vai realizar audiência pública para discutir a privatização do Porto de Itajaí. A reunião será realizada às 10 horas.

No requerimento, Amin explica que o Ministério de Infraestrutura anunciou que está em andamento a modelagem para a privatização do porto. De acordo com ele, o Executivo e o Legislativo de Itajaí, entidades empresariais e sindicatos de trabalhadores, bem como representantes da Universidade do Vale do Itajaí, em conjunto Fórum Parlamentar Catarinense, têm mantido diálogo com as autoridades do ministério, com o objetivo de buscar a permanência da Autoridade Portuária Pública Municipal na delegação do empreendimento. A renovação venceria em janeiro de 2023.

– Ante a alta relevância estratégica do tema para a região e para o estado de Santa Catarina, propomos a realização de uma audiência pública no âmbito desta comissão, para que representantes do Ministério da Infraestrutura, do Fórum e os demais convidados especialistas do setor possam analisar e discutir melhor as ponderações e propostas – destacou Amin no requerimento.

Foram convidados para o debate:

Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura;
Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí;
Libardoni Lauro Claudino Fronza, prefeito de Navegantes;
Arthur Luis Pinho de Lima, diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL);
Fabio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí;
Frederico Bussinger, consultor do escritório de projetos da Univali;
Osvaldo Agripino, advogado do escritório de projetos da Univali;
Adão Paulo Ferreira, advogado do escritório de projetos da Univali;
Mário Teixeira, presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (Fenccovib);
Tiago Lima, vice-presidente do conselho gestor do Instituto Brasil Logística (IBL).