Blog do Prisco
Manchete

Comitê do ódio em Joinville

Representantes do partido novo criam páginas nas redes sociais para disseminar fakenews e promover ataques aos adversários políticos.

O Juiz Gustavo Henrique Aracheski determinou ao Facebook que a página “Fritz Otário” fosse devidamente identificada, saindo do anonimato de um personagem e revelando a sua verdadeira autoria.  É Jean Carlos de Carvalho, filiado ao Partido Novo em Joinville desde 2018. Ele participou da convenção para a escolha dos candidatos e de lançamento da campanha do candidato a prefeito de Joinville em 2020 pelo partido, no Hotel Bourbon.

Jean Carlos é ainda marido da candidata a vereadora do Novo, Thatiana de Carvalho.
A página do Facebook “Fritz Otário” está ativa desde 17 de junho de 2020. É especializada em produção de fake news, conteúdos agressivos, sarcásticos e com acusações aos adversários políticos do candidato do Novo. Os alvos constantes da página são Fernando Krelling (MDB) e Darci de Matos (PSD).

A justiça eleitoral de Joinville está analisando o caso, e existe a possibilidade de ser constatado crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral, pois haveria ligação direta do autor da página com um partido político.

Quem acusa falsamente um pretendente a cargo político com o objetivo de afetar sua candidatura poderá ser condenado à pena de dois a oito anos de prisão, além do pagamento de multa. Essa pena poderá ser aumentada em um sexto deste valor, caso o acusado use o anonimato ou nome falso.