Blog do Prisco
Notícias Últimas

Comitiva de SC participa do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Sistema FAESC/SENAR estará na quarta edição do evento que acontece em São Paulo na próxima semana

Priorizar a relevância feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agronegócio nacional. Essa é a intenção do 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio que acontece nesta terça e quarta-feira (08 e 09), no Transamerica Expo Center, em Santo Amaro (SP). O evento reunirá mulheres de todo o País para troca de ideias e experiências, sempre com foco no papel da mulher no agro.

Santa Catarina estará representada pela Comissão de Mulheres do Agro Catarinense que participará do Congresso pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). Estarão presentes Marinês Zolet Rigo, de Concórdia; Paloma Laís Pegoraro, de Campos Novos; Juliane Silvestri Beltrame, de Campo Erê; Fabiana Michels Schmoeller, de Braço do Norte; e a coordenadora da Comissão Mulheres do Agro Catarinense Nayana Setubal Bittencourt, representando o SENAR AR/SC.

Nayana destaca que a presença feminina no meio rural tem sido cada vez mais constante e fundamental. Elas deixaram de ocupar apenas o espaço de auxiliadoras de seus maridos e estão se destacando e empreendendo no campo. “Temos relatos diários de produtoras bem-sucedidas e que conduzem propriedades, muitas vezes, sozinhas. O Sistema FAESC/SENAR/SC incentiva esse protagonismo feminino no campo e o Congresso, do qual participamos pela terceira vez, é uma oportunidade de trocar experiências e atualizar conhecimentos”.

O Estado também estará presente na Vitrine de Negócios que acontecerá durante o Congresso. A marca coletiva Saborense – que tem indústrias associadas em todo o território barriga verde – estará no estande da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Na Vitrine ocorrerão duas rodadas de negócios, nas quais representantes de renomados restaurantes de São Paulo terão a oportunidade de degustar os alimentos e discutir possíveis acordos comerciais com os produtores.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salienta que o público feminino conquista espaço e tem voz e vez em tomadas de decisões importantes no dia a dia das empresas rurais. “Elas estão preocupadas em se capacitar e se preparar para atuar na gestão ao lado, ou não, de seus esposos. Demonstram interesse e comprometimento com a produção e vislumbram, por meio de atitudes empreendedoras, um futuro melhor”.

De acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo, as mulheres são o pilar familiar e tem ganhado esse espaço também no trabalho no campo. “Elas são fortes, determinadas e visionárias. Auxiliam de forma exemplar na execução das atividades diárias contribuindo para o desenvolvimento da produção. Por natureza as mulheres têm um olhar mais crítico e detalhista e isso contribui exponencialmente na busca da excelência no meio rural. Sem dúvidas elas são indispensáveis”.

O Congresso é direcionado para agricultoras, pecuaristas, cooperadas, profissionais da indústria, produtoras integradas, sucessoras, executivas de corporações do setor ou herdeiras de propriedades agropecuárias. O evento trará novidades do setor, destacará cases de sucesso, reproduzirá conhecimento e promoverá networking entre mulheres de todo o País.

Posts relacionados

ACI cumprimenta ministra Rosa Weber por decisão relativa ao Paraná

Autor

RADIO ELDORADO – 29/05/2015

Autor

Para o PSDB, Esperidião Amin trocou de lado

Autor