Blog do Prisco
Notícias

Como já é tradição, tucanos divergem sobre Reforma Política

O deputado Serafim Venzon, líder da bancada do PSDB na Assembléia destacou como necessária e um grande passo a aprovação da  PEC da Reforma Política em segundo turno no Senado Federal prevista para esta quarta-feira ( 23). “Fortalecerá os partidos e a representatividade política”, destacou sobre a chamada PEC 36, apresentada pelos senadores tucanos Aécio Neves e Ricardo Ferraço que prevê o fim das coligações partidárias nas eleições para vereadores  e deputados , além de criar uma cláusula de barreira e de desempenho para atuação dos partidos políticos.

pavan-e-venzon

Já o deputado Leonel Pavan considerou que,  apesar de elogiável a iniciativa dos companheiros tucanos, a reforma ainda é muito tímida, “meia boca” , e observou que deve ser mais abrangente . Pavan defende, por exemplo,  a volta da fidelidade partidária, o fim da reeleição e implantação de mandato de cinco anos para todos os governantes e a coincidência de datas eleitorais , afim de acabar com eleições a cada dois anos, como acontece atualmente.  O parlamentar tucano também considera que deve ser debatido  a possibilidade de implantação do voto distrital e adoção do voto facultativo. “É preciso ter coragem para , pelo menos, iniciar o debate em torno destes temas e que prevaleça a vontade da maioria “, destacou.

  • Se for aprovada em segundo turno no Senado, a PEC passará a tramitar na Cãmara dos Deputados. Lá os parlamantares iniciaram, no fim de outubro, um novo debate para encaminhar propostas de reforma política ao plenário da Casa por meio de uma comissão especial.

 

Foto : Leonel Pavan e Serafim Venzon em plenário, ao lado do deputado Natalino Lazare (PR).

Carlos Mello – Divulgação