Blog do Prisco
Destaques

Discussão programática para entrada no governo

Ao avaliar a possibilidade de o PSDB vir a integrar a base do atual governo, ocupando secretarias e outros espaços estratégicos, o deputado  Mário Marcondes adverte que uma eventual composição deveria partir de bases programáticas. Para o parlamentar, as negociações precisam contemplar bandeiras do PSDB, muito bem traduzidas no minucioso plano de governo que o senador Paulo Bauer apresentou à sociedade catarinense na campanha eleitoral de 2014.

Como a peça é extensa, evidentemente não seria viável sua adoção integral. “Mas há uma linha  muito clara ali de pensar Santa Catarina para o futuro. Se o PSDB entrar no governo, não deve ser apenas por cargo. Essa, aliás, teria que ser uma consequência da discussão programática. O convite ao partido é um reconhecimento ao modo tucano de governar”, argumenta Mário Marcondes.

mario-marcondes-bandeiras

EIXOS E ESTRATÉGIAS

O Plano de Governo do PSDB contempla cinco eixos fundamentais: prosperidade, qualidade de vida, cidadania, sustentabilidade e ética. Dentre as inúmeras propostas há, por exemplo, as chamadas estratégias transversais para integrar várias áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional “para garantir às famílias mais vulneráveis as condições de propiciarem às suas crianças um ambiente acolhedor e seguro.” O plano também fala sobre um programa completo de proteção da vida, passando pela adoção da tolerância zero contra o crime. “Estou apenas exemplificando. O PSDB é um partido de vanguarda, tem compromisso com Santa Catarina e deve discutir a participação em qualquer governo com base em propostas. O partido pode e deve contribuir para aperfeiçoar a administração. Estamos preparados para governar o Estado”