Blog do Prisco
Coluna do dia

Quebradeira generalizada

Nas conversas que manteve recentemente com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o governador Raimundo Colombo foi devidamente informado que a situação financeira do país não deve dar sinais de melhora no primeiro semestre de 2017. Quiçá, da segunda metade do ano em diante. Ontem, o catarinense foi a Brasília para tratar justamente da crítica situação financeira dos Estados. Vários governadores compareceram. A preocupação orçamentária é generalizada. Os cortes e ajustes veem sido promovidos, em maior ou menor proporção, de Norte a Sul. Esta semana, as duas piores unidades da federação, sob o aspecto financeiro, os Rios de Janeiro e Grande do Sul, anunciaram duríssimos pacotes fiscais, cortando secretárias, salários, fundindo e extinguindo autarquias. No Estado vizinho, as medidas já estão sendo consideradas as mais duras da história. No Rio de Janeiro, o quadro é muito parecido. Os servidores estão reagindo com veemência e a sociedade assiste a tudo estupefata. Mas a grande questão é: como chegamos a este ponto? Má-gestão, corrupção, privilégios, corporativismo e por aí vai. Ao fim e ao cabo, poucos se beneficiaram muito e o restante, pra variar, vai pagar a conta.

 

Sinalização

Michel Temer iria receber o grupo de governadores ainda ontem. Falidos, os estados estão pedindo socorro à União, que também vai mal das pernas em função dos desmandos e do descompromisso dos governos petistas. O presidente já teria sinalizado a intenção de ajudar. O problema é encontrar uma equação que contemple a todos sem que o poder federal vá de vez à bancarrota.

 

Adeus

Várias homenagens póstumas ao ex-prefeito de Ibirama, Osvaldo Beltramini, falecido na segunda-feira e sepultado no final da noite de ontem. Principalmente de líderes do PMDB, que o estimavam. Apesar da luta, o câncer acabou vencendo Beltramini.

 

Juíza eleitoral

Já está devidamente empossa no TRE-SC, a juíza federal Luísa Hickel Gamba. A sessão solene foi presidida pelo desembargador Cesar Abreu, presidente da corte eleitoral. “A vossa trajetória de vida e de carreira me permite um juízo seguro do quão prazeroso será dividir com Vossa Excelência o trato das matérias administrativas e jurisdicionais que distinguem essa Corte Especializada”, elogiou o presidente.

 

PT X Geddel

O deputado federal Pedro Uczai (PT) protocolou requerimento na Comissão de Cultura da Câmara, convocando Geddel Viera Lima para dar explicações sobre o tráfico de influência nos órgãos do governo. Pela denúncia trazida a público pelo ex-ministro Marcelo Calero, Geddel comprou um imóvel avaliado em cerca de R$ 2,5 milhões no empreendimento “La Vue”, que vai ser erguido na Ladeira da Barra, em Salvador, na beira mar, nos arredores de uma área tombada como patrimônio histórico.

 

Segura, Temer!

Como o Iphan, órgão subordinado à área cultural do governo federal embargou, Geddel teria ido pra cima de Calero para liberar a construção. Uma vergonha. Mesmo assim, o governo e o Congresso dão mostras de que, pelo menos por enquanto, o notório ministro será mantido.