Blog do Prisco
Manchete

Comseg Escolar promove mais duas audiências macrorregionais nesta semana

O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) realiza nesta semana mais duas audiências públicas macrorregionais para discutir ações voltadas à prevenção da violência nas escolas. Os encontros serão em Lages, na quinta-feira (1º), às 16 horas, e em Chapecó, na sexta-feira (2), às 19 horas.

Composto por representantes de mais de 30 entidades públicas e privadas, o Comseg Escolar foi instituído pela Mesa da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Mauro de Nadal (C) em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, ocorrido em abril deste ano, que resultou na morte de quatro crianças e numa série de ameaças a unidades escolares em todo o estado. O objetivo é ouvir a sociedade para a elaboração de uma proposta unificada voltada à segurança escolar em Santa Catarina.

Nas audiências, o grupo vai receber as sugestões da comunidade escolar, além de apresentar as ações que já vem sendo realizadas pelo grupo de trabalho do colegiado, que atua em três eixos temáticos: estrutura e recursos humanos; normas e protocolos; social e publicidade.

As primeiras audiências foram realizadas na semana passada em Blumenau (dia 25) e Joinville (dia 26). Nelas, o público pediu o desenvolvimento, nos ambientes escolares, de uma cultura para a paz, que leve em conta o combate ao preconceito em suas diferentes formas e a promoção da cidadania, além de mais investimentos em estruturas de proteção e o cumprimento da legislação que determina a disponibilização de psicólogos e assistentes sociais nos estabelecimentos de ensino.

Outros dois encontros macrorregionais sobre o tema ainda serão promovidos pelo Comseg: em Criciúma, no dia 15 de junho, e Florianópolis, no dia 16 de junho.

Audiências públicas do Comseg Escolar:
Em Lages
Data: Quinta-feira (1º), às 16 horas
Local: Associação Empresarial de Lages (Acil) – Av. Belizário Ramos, 2276, Centro.

Em Chapecó
Data: Sexta-feira (2), às 19 horas
Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes – Rua Assis Brasil, 20 D, Centro.

foto>Rodolfo Espinola, Ag. Alesc, divulgação