Blog do Prisco
Notícias

Concessionária: trens em Mafra dependem da demanda

A concessionária esclarece que problemas com a mobilidade urbana devem ser tratados por um conjunto de políticas de transporte. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o município de Mafra aumentou a frota de veículos em 131% nos últimos 10 anos, saltando de 15.727 para 36.296 veículos registrados na cidade.

A empresa ressalta que suas operações seguem todas as normas vigentes, e que procura causar o menor impacto possível à população, além de contribuir para não sobrecarregar o modal rodoviário, já que cada trem que passa pela cidade é responsável por retirar pelo menos 100 caminhões das estradas. Em média circulam seis trens por dia em Mafra e cada composição demora cerca de cinco minutos para transpor uma passagem em nível.

Quanto aos horários de tráfego de trens, deve-se considerar que a operação de qualquer ferrovia de carga funciona 24 horas por dia. Desta forma, é importante destacar que os horários de circulação dos trens dependem da demanda existente, ou seja, do ritmo de carregamentos e de descargas nos Portos ou outros locais de transbordo, entre outros fatores.

É importante ressaltar que que o modal ferroviário de Mafra é de extrema importância para o transporte de cargas e uma possível restrição da circulação de trens prejudica o trânsito de mercadorias, afeta a economia do Estado e do País.