Blog do Prisco
Notícias Últimas

Concórdia informatiza Agricultura e agiliza liberação de projetos na Construção Civil

Exemplo de inovação no Estado, município sedia neste mês Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense

Concórdia, considerado o segundo melhor município do Brasil em governança, de acordo com ranking divulgado recentemente pelo Conselho Federal de Administração, é exemplo de inovação na administração pública municipal. A cidade de 74 mil habitantes, localizada no Oeste Catarinense, se prepara para disponibilizar a análise de projetos de forma online na área da construção civil. “Além da gente eliminar a necessidade do profissional vir até a Prefeitura, agiliza o trâmite interno”, avalia o assessor de Planejamento, Daniel Faganello, destacando que com a informatização do setor, há cerca de um ano e meio, o prazo para análise de projetos caiu de 83 dias para apenas cinco dias.

Segundo Faganello, a ideia ainda é que com o Alvará Digital as atividades simplificadas (de baixo risco) sejam aprovadas automaticamente via sistema. “Tivemos um ganho significativo e acreditamos que tudo isso vai aquecer o mercado de construção. Atualmente, todo o processo da engenharia e arquitetura é digital, o trabalho do engenheiro é totalmente tecnológico, sendo fundamental esse retorno por parte da municipalidade, desburocratizando o sistema”.

Agricultura – O Tecnologia, Informação Agro Hoje é outro projeto em andamento no município polo da microrregião do Alto Uruguai, no Oeste, que vem agregando inovação aos processos gerenciados pela Prefeitura. Concórdia está entre as 20 maiores economias do Estado e tem na Agropecuária grande parte de suas receitas, destacando-se como maior produtor de suínos, maior bacia leiteira, segundo maior produtor de bovinocultura de corte e o segundo maior produtor de aves do Estado de Santa Catarina, destaque também na produção de milho e erva mate no Estado. “Tínhamos dificuldades de gerenciamento dos diversos serviços executados pela Secretaria tais como a implementação de nova legislação, que concede incentivos a produtores e propriedades produtivas, controle da receita, atualização de dados cadastrais e a falta de informações consistentes em relação às atividades realizadas”, lembra o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Mauro Martini.

De acordo com o secretário, a sistematização das atividades vem permitindo uma maior rapidez nos trâmites das solicitações. “Com esta ferramenta abriu a possibilidade da emissão de relatórios dos diversos formatos, com banco de dados único, integrado, compilando dados pessoais, imobiliários, tributários, serviços e mapeamentos de processos do setor”.

O próximo passo, ressalta o secretário, é disponibilizar o Agro Hoje de forma online aos agricultores através do portal do cidadão do município.

Cidades Digitais – Em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD), Concórdia promove no dia 19 de setembro o I Fórum de Cidades Digitais Oeste Catarinense visando fomentar a modernização dos municípios da região. O encontro reúne prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de soluções que melhorem a relação entre cidade e cidadão.

O diretor da RCD, José Marinho, reforça a necessidade de um planejamento estratégico voltado para as Tecnologias da Informação e Comunicação no fomento do desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “Durante o Fórum veremos como é possível aprimorar a máquina pública e como as cidades têm resolvido diversos problemas através da tecnologia”.

As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/concordia. Conforme o diretor da RCD, a programação é composta por casos de sucesso nas Prefeituras, políticas públicas e soluções de mercado. “É o espaço para trocar experiências, ideias e ter acesso ao mercado fornecedor de tecnologias”, completa Marinho. A iniciativa tem o patrocínio ouro da 1DOC, prata IPM Sistemas e bronze da sisHABI Prefeituras, além do apoio dos Hotéis Alvorada e Colina Verde, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e Canal Gerência Pública.

Serviço

I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense

19 de Setembro, em Concórdia

Local: Centro Cultural Concórdia (Rua Dr. Maruri, nº 865 – Centro)

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br/concordia

Informações pelo [email protected] ou pelo (41) 3015-6812