Blog do Prisco
Manchete

Confiança do industrial sobe pelo segundo mês consecutivo

Em segunda alta consecutiva, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou 64,2 pontos para o mês de junho. Conforme análise do Observatório FIESC, que realizou a pesquisa, a elevação, que acompanha movimento nacional, pode ser creditada à perspectiva de aceleração na vacinação e a ampliação da retomada das atividades econômicas, bem como à renovação do auxílio emergencial, por mais três meses, evitando redução abrupta da renda das famílias e sustentando o consumo por mais tempo.

::: Clique aqui para acessar a íntegra da pesquisa

Os estímulos fiscais e monetários em países desenvolvidos, que auxiliam na atividade econômica mundial e, em especial, setores exportadores na economia nacional e catarinense também contribuem para a elevação do otimismo. O ICEI é composto por outros dois indicadores que procuram mensurar as expectativas nos próximos seis meses, bem como as condições atuais da economia no mês de referência.

Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários catarinenses registrou 66,7 pontos, com crescimento de 3,4 pontos no mês de junho em comparação com o mês de maio. Santa Catarina segue com as expectativas do empresário industrial acima da média brasileira, que é de 65,1 pontos. Embora o estado ainda sofra com alguns reflexos da pandemia sobre as cadeias produtivas como, por exemplo, distorções de preços, o empresário industrial enxerga otimismo para a economia catarinense nos próximos meses, demonstrando inclusive aumento na intenção de investir.

A pesquisa também registra melhora na percepção das condições atuais na indústria catarinense em relação àquelas observadas há seis meses. O indicador teve elevação de cinco pontos em relação a maio, registrando 59,2 pontos, e se manteve novamente acima da média dos estados brasileiros.