Blog do Prisco
Destaques

Confira cinco dicas de como usar o seu décimo terceiro

Fim de ano chegando, promoções típicas de novembro, Natal e Ano Novo batendo à porta. E, por incrível que pareça, muitos assalariados vão ter aquela “surpresinha” positiva quando abrirem seu aplicativo de gestão financeira: afinal, neste mês, boa parte dos brasileiros recebe aquele respiro conhecido como 13º salário.

No ano passado, segundo o Dieese, o 13º salário injetou mais de R$ 215 bilhões na economia brasileira entre novembro e dezembro. Este ano, deve alcançar a marca de R$ 200 bilhões.

Ao ver o dinheiro a mais em sua conta, muitos vão pensar em sair gastando nesses últimos meses do ano. É até uma forma de se aliviar pelo período pesado pelo qual a covid-19 impôs à sociedade. Mas, de acordo com o educador financeiro do Sicoob, Eduardo Souza Trigueiro, este é o momento de manter os pés no chão.

“O décimo terceiro pode ter diversas caras, dependendo da necessidade de quem recebe. Existem aqueles que estão endividados e querem quitar algumas dessas dívidas. Outros estão de olho em descontos no varejo e pensam que é uma boa hora para gastar. O ideal é fazer as contas”, diz.

O primeiro passo, segundo o especialista, é quanto você ganha – não esqueça de anotar seu salário de forma líquida e não bruta. Em seguida, coloque em uma planilha ou em uma folha de papel quais são seus gastos mensais. E em terceiro lugar, liste suas dívidas

“O décimo terceiro pode ser colocado na terceira coluna desta tabelinha. Você tem que ver na sua frente quanto vai sobrar e qual a sua margem para gastos no mês”, explica. Mas tenha calma. Não é porque sobrou mil reais, por exemplo, que você vai sair gastando tudo.

“Não vale se empolgar e desperdiçar o dinheiro que tem em mãos. O certo é reservar uma parte, não importa quanto, para eventuais emergências. E, também, pensar que em breve começa um período que exige muito das finanças dos brasileiros – o início de ano”, pontua.

IPVA, IPTU, materiais e rematrículas escolares, entre outros gastos podem desanimar qualquer um. Mas se você tiver planejado desde novembro, este dinheiro “a mais” que caiu na sua conta, vai ficar tudo bem.

“O planejamento financeiro é aquela tarefa árdua, que a gente sempre diz que quanto mais cedo começar, melhor. Agora é o melhor momento para parar, olhar a sua situação e pensar e planejar as suas finanças”, conclui o especialista.

Clínicas financeiras: seguras, gratuitas e abertas à população
Se mesmo com as dicas do educador você ainda não conseguiu iniciar o seu planejamento financeiro, o Sicoob dispõe das Clínicas Financeiras Virtuais – um serviço gratuito, simples e rápido, em que qualquer pessoa pode obter orientações com especialistas para organizar as finanças. Basta acessar o site, se cadastrar e agendar um papo on-line.

Dicas para o bom uso do décimo terceiro
1 – Não gaste tudo de uma vez.

2 – Quite suas dívidas essenciais.

3 – Guarde o necessário para pagar as contas de início de ano.

4 – Pense em poupar parte do dinheiro e fazer uma reserva de emergência.

5 – Acesse o site das Clínicas Financeiras Virtuais do Sicoob (https://www.bancoob.com.br/clinicasfinanceiras/public/) e tenha orientações gratuitas com especialistas para acertar sua vida financeira.

Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, entre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por 360 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.563 pontos de atendimento em 1.952 cidades brasileiras. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.