Blog do Prisco
Notícias

Congresso Catarinense de Pediatria vai debater desafios na assistência à saúde das crianças e adolescentes

A cidade de Blumenau (SC) será sede, amanhã e sábado, 28 e 29, do XVI Congresso Catarinense de Pediatria, no Teatro Carlos Gomes. A promoção é da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), que preparou uma programação com a meta maior de debater os desafios dos médicos dedicados à Pediatria Geral, que diariamente recebem em seus consultórios, postos de saúde e hospitais crianças e adolescentes em busca de assistência de qualidade e resolutiva. A abertura da programação terá a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues da Silva, que vai falar sobre a situação atual da Pediatria no Brasil.

 

O presidente da SCP, Edson Carvalho de Souza, também destaca na programação as palestras e mesas de atualização de conhecimento, que tratam de inúmeros assuntos, desde puericultura na era digital até nutrição, disforia de gênero, sinais precoces de câncer infanto-juvenil, diagnóstico do autismo, asma, infecções de repetição e calendário vacinal entre outros temas de grande destaque. “O Congresso é o mais importante e abrangente fórum de debates dos médicos da especialidade no estado e palco para o essencial reconhecimento do trabalho do pediatra, no seu papel insubstituível na assistência das crianças e dos adolescentes”.

 

Ao final do evento acontecerá a Assembleia Geral Ordinária da SCP, com encerramento da Gestão 2016/2018, que se destacou na valorização e na integração dos pediatras de toda Santa Catarina.

 

Lançamento de livros

Durante a programação do XVI Congresso Catarinense de Pediatria acontecerá o lançamento de dois livros:

  • “Hospital Infantil Joana de Gusmão – PEDIATRIA: Orientação Diagnóstica e Terapêutica” – Obra com 1.400 páginas, 28 Seções, 189 capítulos escritos por 193 autores, médicos do corpo clínico do hospital. Coordenada pelos pediatras Murillo Ronald Capella, Nilzete Liberato Bresolin e Denise Bousfield da Silva. Trata-se do reflexo da assistência integral à criança e do ensino da Pediatria no estado de Santa Catarina. O Prefácio é de autoria da presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva.
  • “Síndrome Down – Manejo e Atenção Clínica” – Obra de autoria dos pediatras Hamilton Rosendo Fogaça e Maria Cláudia Schmitt Lobe, junto aos acadêmicos da Liga de Pediatria da FURB (Universidade Regional de Blumenau). É um guia prático sobre as principais questões que envolvem a saúde e o bem estar de Portadores de Síndrome de Down, para auxiliar os profissionais da área da saúde no atendimento destes pacientes, envolvendo também temas sociais, éticos e legais.