Blog do Prisco
Coluna do dia

Disputa pela onda Bolsonaro

Gelson Merisio (PSD) se antecipou ao adversário Mauro Mariani (MDB) e declarou, através de um vídeo divulgado ontem de manhã, apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

A decisão movimentou os meios políticos e sacudiu alguns partidos aliados, especialmente os que têm candidato a Presidente e a vice na disputa nacional.

O PCdoB, que indicou Manuela D’Ávila como vice do PT, divulgou nota oficial, divergindo de Merisio. Mas manteve o apoio a ele na corrida estadual.

No PDT e no Podemos, que têm Ciro Gomes e Alvaro Dias, respectivamente, como candidatos à sucessão de Michel Temer, o mal-estar foi generalizado, mas nada que deva gerar rupturas em Santa Catarina.

Votos vermelhos

Há outros reflexos. O PT já deixou muito claro que não há mais a menor possibilidade de apoiar Merisio no segundo turno depois do gesto do pessedista na direção de Bolsonaro.

Parte expressiva do MDB também já está com o presidenciável do PSL, mas Mauro Mariani não se posicionou. Silêncio estratégico, pensando justamente nos votos petistas no segundo round.

 

Naufragando

Geraldo Alckmin está na iminência de ficar fazendo campanha sozinho. O que ocorre em Santa Catarina se espalha pelo país. Gelson Merisio, que o tem o PP na chapa, partido que deu a vice do tucano-presidenciável, já declarou voto e apoio a Jair Bolsonaro. Mas o mais emblemático neste sentido foi o evento organizado pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) em Ibirama ontem à tarde. Além de reunir parte do MDB e mais de 30 prefeitos e vice-prefeitos para também respaldar Jair Bolsonaro, o ato contou com a presença do senador Paulo Bauer, um dos vice-presidentes nacionais do PSDB!

 

Derreteu

Antes do começo da campanha, se vislumbrava a possibilidade de Alckmin contar com os dois palanques (PSD-PP e MDB-PSDB) aqui no Estado. Mas quem está levando, de fato, é Jair Bolsonaro. A onda cresce. Vale lembrar que Paulo Bauer está numa disputa ferrenha por um das vagas ao Senado. Ao optar por Bolsonaro, o tucano, que também liderou a bancada do partido na Câmara Alta, deixa de lado a questão nacional e mira na própria sobrevivência eleitoral.

 

Estancando

Ao anunciar voto em Jair Bolsonaro, Gelson Merisio tenta, de alguma maneira, dar uma estancada no crescimento da campanha do Comandante Moisés, candidato do PSL ao governo do Estado.

 

Registro

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) confirmou, por unanimidade, a candidatura do pedetista Manoel Dias a deputado federal. Ficha limpa, o ex-ministro do Trabalho é a escolha de Ciro Gomes para representar a defesa dos direitos dos trabalhadores e aposentados catarinenses na Câmara dos Deputados.

 

Rodovias

Apesar de terem recebido investimento de R$ 93,9 milhões de 2016 a 2018, boa parte das rodovias estaduais catarinenses carecem de manutenção estrutural e rotineira, que garanta fluidez do trânsito e segurança aos motoristas. As informações integram levantamento feito pelo engenheiro Ricardo Saporiti (foto) para a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) com base em contratos firmados pelas superintendências do Deinfra e as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), no triênio, para realização de serviços de limpeza, conservação, sinalização, roçadas, tapa-buracos, restauração de pistas e revestimento primário.