Blog do Prisco
Notícias

Congresso Internacional dos 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina

O Congresso Internacional dos 270 De Presença Açoriana em Santa Catarina: Mar, História, Patrimônio, Literatura e Identidade, pretende reunir os principais investigadores da área em Santa Catarina, com a presença de professores, pesquisadores e escritores do Brasil, Espanha, Portugal com ênfase em cientistas açorianos de renome internacional nos trabalho de historia, literaturas e cultura açoriana, a fim de fomentar ainda mais este panorama, desenvolver parcerias e fortalecer acordos já existentes entre as comunidades e instituições dos países envolvidos.  Promovido pelas centenárias entidades – o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Academia Catarinense de Letras, nos dias 18, 19 e 20 de abril, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina/SC.

A programação contempla, também, uma visita à locais de Referência Cultural Açoriana, no dia 18, a antiga Freguesia de São Miguel da Terra Firme, ao Museu Etnográfico Casa dos Açores de Santa Catarina, em Biguaçu (continente) e ao Centro Histórico da Freguesia de Santo Antônio de Lisboa, na ilha de Santa Catarina. No dia 19 e 20 acontecerão conferências e Mesas Redondas com jornalistas, escritores professores e pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha. Para ver a programação completa click aqui

São esperados: o Professor Doutor Artur Teodoro de Matos da Universidade Nova de Lisboa, a Professora Doutora Gilberta Rocha da Universidade dos Açores, Professor Doutor Angel Espina Barrio, da Universidade de Salamanca. Nomes relevantes da literatura dos Açores e do Brasil como o Nuno Costa Santos (Açores), Luiz Antônio de Assis Brasil, Deonísio da Silva, José Carlos Gentili, Paulo Scott, Mário Hélio Lima, Celestino Sachet e Péricles Prade. Historiadores e arquitetos da área do Patrimônio Cultural  de Santa Catarina: Vanessa Pereira, Dalmo Vieira e Betina Adams. Contará também com a presença de autoridades do Brasil e Portugal: o Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, que abrirá o congresso, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. José Manuel Bolieiro, o Arq. Nuno Ribeiro Lopes, Diretor Regional da Cultura nos Açores, Dr.José Andrade, chefe de Gabinete de PDL e autoridades Catarinense.

Organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Academia Catarinense de Letras, este congresso conta com o apoio do Governo dos Açores, da Fundação Catarinense de Cultura, da Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista, da Prefeitura de Florianópolis e das Universidades dos Açores e de Salamanca.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.acores270.org