Blog do Prisco
Coluna do dia

Congresso na mira

Absolutamente pacíficas e ordeiras as manifestações de domingo à tarde em algumas das principais cidades do Brasil, reunindo milhares de pessoas.

O recado foi claro e diretamente ao Congresso Nacional. Mais especificamente,  a nova onda de indignação recai sobre os presidentes das duas casas Legislativas, Renan Calheiros (PMDB-Senado) e Rodrigo Maia (DEM-Câmara).

Este, por ter conduzido a sessão na madrugada que descaracterizou completamente o pacote anticorrupção apresentado pelo Ministério Público (justamente no momento em que o país estava impactado pela tragédia com a delegação da Chapecoense.)

 Aquele, por, além de ter-se tornado réu e de ser investigado em outras 11 ações no STF, articular para aprovar  de roldão, na mesma quarta-feira,  o texto mutilado pelos deputados. E também pela sua proposta de modificar a legislação para o chamado abuso de autoridade. O notório senador alagoano sinaliza que pretende votar o projeto que intimida juízes e promotores nesta semana, quase no apagar das luzes do ano legislativo.

Michel Temer e seu governo escaparam ilesos deste ronco das ruas. Mas também podem virar alvo em breve, dependendo dos rumos políticos e econômicos. Não custa lembrar que tanto Renan quanto Maia são aliados do presidente.

 

Manifestação e vandalismo

Na semana passada, vândalos, bandidos e baderneiros mascarados viraram carros, espalharam lixo pela esplanada e depredaram, de forma muito violenta, prédios públicos em Brasília. Sob o pretexto de protestar contra a PEC dos gastos. Uma vergonha. No domingo, dia em que trabalhadores, empresários e profissionais, enfim, geralmente descansam, milhares de brasileiros tomaram as ruas e avenidas. Tudo na mais perfeita ordem. A sociedade precisa separar o joio do trigo.

 

Abriu voto

Expectativa no Senado para a votação, em plenário, da PEC que acaba com o famigerado foro privilegiado para autoridades tupiniquins nas infrações penais comuns. O texto já passou pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça. Não se sabe se a matéria vai ao plenário ainda em 2016, mas o senador Dalirio Beber já adiantou seu voto: favorável ao fim deste absurdo.

 

Contra

O deputado federal Marco Tebaldi divulgou uma nota, detonando o sistema de saúde de Joinville, cidade que ele já administrou. Avisou, ainda, que é contra a entrada do PSDB no governo estadual. Este posicionamento é sintomático, já que o parlamentar foi o primeiro secretário de  Educação de Raimundo Colombo.

 

Morte anunciada

“Como integrante do PSDB, aproveito para questionar a oferta do Governo do Estado para que haja participação tucana na gestão estadual, nos “presenteando” com um  “Cavalo de Tróia”. Uma secretaria (Saúde) endividada, sem recursos, mal gerenciada que não honra os compromissos em todo o Estado de Santa Catarina. É morte anunciada!” Trecho da nota subscrita por Tebaldi.

 

Ascensão

O jantar de posse do juiz do trabalho Alexandre Luiz Ramos como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, 12 Região, está marcado para a próxima segunda-feira, na Alameda Casa Rosa, na Capital. O novo desembargador ascende na carreira por merecimento após 23 anos de magistratura. Ele tem mestrado e doutorado em Direito trabalhista. É considerado um servidor extremamente qualificado. Sua nomeação, assinada por Michel Temer, já foi publicada no Diário Oficial da União.