Blog do Prisco
Notícias Últimas

Colombo homenageia JKB, seu padrinho político

O ex-governador, ex-senador e ex-ministro Jorge Konder Bornhausen vai receber a Medalha de Mérito Anita Garibaldi, a mais alta honraria do governo de Santa Catarina. A solenidade está marcada para o dia 9 de dezembro, a partir das 10h, no Teatro Pedro Ivo Campos.

A iniciativa partiu do próprio governador Raimundo Colombo. A justificativa oficial são os relevantes serviços que JKB prestou à sociedade nos altos cargos públicos pelos quais passou.

Politicamente, sabe-se que o governador pratica mais um gesto no sentido de se reaproximar do seu padrinho político. Foi pelas mãos de Bornhausen que Colombo entrou para a vida pública no final da década de 1970.

jorge-bornhausen-medalha-anita

IDA E VOLTA

À medida em que o hoje governador se aproximou de Luiz Henrique da Silveira, na segunda metade da década passada, ele acabou de alguma maneira diminuindo a intensidade das relações com Jorge Bornhausen. Processo que praticamente culminou em rompimento na eleição de 2014, quando Colombo teve em Dário Berger – inimigo mortal dos Bornhausen – seu companheiro de chapa para o Senado, empurrando Paulo Bornhausen para o projeto liderado pelo PSDB. De oposição ao governador.

Embora Raimundo Colombo nunca tenha tido apreço por Berger, acabou pedindo votos para o peemedebista, que acabou eleito. Depois da morte de LHS, criador e criatura se reaproximaram. Processo que vai se consolidando neste 2016 de tantas emoções.