Blog do Prisco
Coluna do dia

Convescote na Capital

O fim de semana foi de movimentação para o PSD Barriga-Verde. Gilberto Kassab, o dono do partido neste país, esteve em Florianópolis. Foi recepcionado por Paulo Bornhausen, anfitrião de um convescote que contou, ainda, com a presença de Gean Loureiro. O ágape teve direito a publicação nas redes sociais.
A foto é autoexplicativa. Agora se entende porque o herdeiro do clã Bornhausen abandonou o Podemos e voltou ao PSD para ser candidato à Câmara Federal. O partido rifou Raimundo Colombo em seu projeto para o governo e fechou com Gean Loureiro, do União Brasil.
O ex-prefeito da Capital irá apoiar Paulinho na tentativa dele de retornar à Câmara dos Deputados. Também está explicado porque Jorge Konder Bornhausen articulou e articula em favor do candidato do União Brasil.
Assim como Julio Garcia, que é candidato à reeleição. As coisas começam a ficar um pouco mais claras no cenário estadual.

Fundo$

Os pessedistas abriram mão do cabeça de chapa, mas tentam reequilibrar, no contexto eleitoral, a sua participação na candidatura de Colombo ao Senado e com uma boa eleição de estaduais e federais, o que é uma possibilidade. Especialmente em Brasília. Porque a composição na Câmara é que determina a participação dos partidos nos fundões bilionários (eleitoral e partidário) e nos tempos de TV e rádio.

Contraveneno

Curioso observar que, ao mesmo tempo em que a foto do trio Kassab-Bornhausen-Loureiro começava a circular pelo “zaposfera”, os emedebistas já partiram para o contra-ataque. Resgataram um vídeo, de 2011, ano que Gean Loureiro assumiu interinamente uma cadeira na Câmara dos Deputados. O ex-prefeito de Florianópolis ficou como suplente no pleito de 2010. Filiado que estava ao MDB.

Cúpula

No vídeo, aparecem figuras históricas do Manda Brasa como Casildo Maldaner e Eduardo Moreira, além de Dário Berger, outro que apenas passou pelo partido, Celso Maldaner e por aí vai.
Então emedebista de carteirinha, Gean fez juras de fidelidade ao partido, especialmente à figura de Dário Berger, de quem ele se afastaria alguns anos depois.

Vale tudo

Loureiro disputou a reeleição na Capital já pelo DEM, Levando Dário Berger a apoiar a ex-desafeta Angela Amin. A ex-prefeita não fez 5% dos votos em 2020. Isso que ela havia perdido para o próprio Gean Loureiro por pouco mais de 1 mil votos quatro anos antes.

Sonho

A divulgação do vídeo pelos emedebistas é sinal de que só uma hecatombe levaria o MDB a fechar com o candidato do União Brasil, que tem o respaldo do PSD.

Marca

O MDB sente-se traído por Gean Loureiro. Resgates como o desse vídeo podem gerar constrangimentos, criando dificuldades políticas que podem se refletir, de alguma maneira, nas urnas em outubro.

Virou moda

As inconsistências, incongruências e contradições de alguns personagens serão muito exploradas nesta campanha, que promete ser uma das mais sangrentas da história.
Basta lembrar de outra imagem divulgada no fim de semana. Registro feito em Itajaí, durante encontro do Solidariedade, partido que é pilotado por Osvaldo Mafra. Lá estava Décio Lima, petista de quatro costados, ladeado por Gelson Merisio e Dário Berger! Todos eles fazendo o L do descondenado Lula da Silva.

Dário cassou

A que ponto chegamos. Noves fora o fato de que Merisio fez toda a carreira política em legendas mais à direita, importante frisar que o senador Berger, agora filiado ao PSB, votou pela cassação da inepta Dilma Rousseff em 2016. Seis anos depois, contudo, ele também faz o L do ex-presidiário.

Democracia plena
A política revela, cada vez mais, algumas de suas verdadeiras faces. E viva o Brasil!