Blog do Prisco
Coluna do dia

Convite complicado

Conforme a coluna já abordou, em Joinville se fala abertamente na possibilidade de o PSB deixar a aliança com o prefeito Udo Döhler (PMDB), migrando para uma chapa junto ao PSD de Darci de Matos. Movimento que não se restringe à retribuição das costuras em Criciúma, onde os pessedistas podem apoiar e até mesmo indicar o vice do deputado estadual Cleiton Salvaro, pré-candidato a prefeito. Outro componente pesa neste quadro: o fato de o PMDB estadual ter tirado Volnei Morastoni do PT para lançá-lo em Itajaí. Justamente na cidade onde o presidente estadual do PSB, Paulo Bornhausen, planejava disputar o pleito.

Paulinho não digeriu a manobra e pode dar o troco em Joinville. Uma vez concretizado o desembarque do PSB, possibilidade admitida até mesmo pelo vice-prefeito, Rodrigo Coelho, Udo Döhler projeta o lançamento de chapa pura na maior cidade do Estado. Para vice, Döhler poderia convidar a ex-primeira dama do Estado, Ivete Appel da Silveira. Seria uma forma de vincular o projeto à imagem do ex-senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira, falecido há um ano. O problema é que dificilmente ela aceitará.

 

Retornos

Pelas rodas políticas catarinenses, são dados como praticamente definidos os retornos de Djalma Berger à presidência, e de Paulo Afonso Vieira à diretoria da Eletrosul.

 

Xô, CPMF

Entidades empresariais, trabalhadores e empreendedores mantém exatamente a mesma postura em relação ao ex-governo Dilma e à atual gestão quando o assunto é CPMF: Xô. Eles que cortem na carne, enxuguem a máquina e implantem gestão eficiente. Não importa a cor partidária. Ninguém mais suporta a pesadíssima carga tributária do país.

 

Mãe

“A reforma política é a mãe de todas as reformas. Chegamos a um momento em que se faz as correções necessárias ou entramos em colapso. O cenário brasileiro exige medidas duras”, defendeu Raimundo Colombo durante palestra na Associação Comercial de São Paulo.

 

Meio a meio

Ao governo federal interino, Santa Catarina vai propor um acordo: abatimento de 50% das dívidas que os Estados têm com a União. Seria a senha para que a disputa saia do âmbito do Poder Judiciário.

 

Chegou no Judiciário

Para os que projetam que a Lava Jato tem potencial para deixar a terra arrasada, mais uma notícia para reforçar o sentimento. Rodrigo Janot, Procurador-Geral da República, abriu pedido de investigação contra dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ): Francisco Falcão presidente da corte, e Marcelo Navarro. A iniciativa de Janot é no âmbito do inquérito que investiga a ex-mãe do PAC, seu ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ex-senador Delcídio do Amaral. O trio é suspeito de crime de obstrução da Justiça.

 

Temer na mira

Ministro Marco Aurélio Mello, do STF, liberou para discussão no plenário da corte o pedido de abertura de processo de impeachment contra o presidente interino, Michel Temer. Um advogado entrou com a ação no Supremo após o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, ter negado o pedido no âmbito do Legislativo. Ricardo Lewandowsky, presidente do STF, definirá os trâmites do caso a partir de agora.