Blog do Prisco
Destaques

Cooperativas de SC participam de reunião com Ministra da Agricultura e Presidente do Banco Central

O crédito rural é um vetor fundamental de interferência direta nos impactos positivos causados pelo agronegócio na economia do Brasil. Para tratar de assuntos dessa natureza, pela primeira vez, cooperativas de Santa Catarina tiveram a oportunidade de participar de uma videoconferência, realizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), na qual estavam presentes a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos.

A reunião virtual foi realizada na última semana e teve a participação de representantes das cooperativas dos ramos de crédito e agropecuário. Entre os assuntos, o grupo alinhou, principalmente, as perspectivas do crédito rural para o futuro como um importante mecanismo de crescimento para os produtores. Na ocasião, tanto a ministra quanto o presidente do Bacen relataram a necessidade de aprimoramento do Sistema Nacional de Crédito Rural. Modernização do modelo de crédito, com menos burocracia e mais agilidade foi uma das propostas defendidas pela ministra.

Para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Luiz Vicente Suzin, foi muito importante ouvir a opinião das duas autoridades, bem como a presença de ambos na reunião, que demonstra a valorização do sistema cooperativista brasileiro. “Um melhor alinhamento entre o setor produtivo, Ministério da Agricultura e Banco Central só tem a incentivar e reconhecer ainda mais um setor tão importante para a economia brasileira”, segundo o dirigente.