Blog do Prisco
Notícias Últimas

Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem completa 25 anos

A Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem assumiu o protagonismo na resolução de conflitos, desde que foi fundada na capital dos catarinenses, em 1998. Foi a primeira entidade especializada constituída no estado de Santa Catarina. Se tornou referência, como um importante instrumento na resolução de conflitos, sem que as partes precisem acionar o sobrecarregado Judiciário brasileiro.

“Um dos diferenciais tanto da mediação quanto da arbitragem, é a rapidez na tramitação dos processos, evitando desgastes desnecessários. A mediação e a arbitragem são poderosos instrumentos, até mesmo para preservar os relacionamentos dos envolvidos”, destaca o presidente executivo da Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem, Rubens José Martins de Abreu Filho.

A Lei que rege a atividade, já foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o cenário é altamente favorável no país, com isso a Corte Catarinense vem conquistando resultados expressivos, como a resolução de mais de 8 mil casos de mediação e mais de 5 mil casos de Arbitragem não só em Santa Catarina, mas em vários estados brasileiros, isso ao longo dos 25 anos de atuação.

O corpo de árbitros da Corte Catarinense está apto para dar todo suporte nos mais diferentes campos de atuação, desde questões empresariais, familiares, financeiras, entre outros. A entidade também atua de forma virtual, a plataforma vem sendo muito procurada por empresas e pessoas físicas, que se beneficiam pela agilidade na solução dos conflitos, sem ter a necessidade de deslocamento.

Em média os casos são resolvidos em até 6 meses, na mediação o tempo é ainda menor, 2 meses. O destaque fica por conta do profissional mediador, que irá facilitar a comunicação entre as partes, e são elas que, em comum acordo, encontram a solução para cada caso. Já na arbitragem, as partes é que indicam os profissionais árbitros que serão responsáveis por emitir as sentenças. “Outro aspecto relevante ao utilizar as vias extrajudiciais é a economia para os envolvidos no processo, além da preservação do sigilo”, afirma o presidente do Conselho da Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem, Humberto Luiz Sobierajski Filho.

Como forma de reconhecimento e pela relevância da entidade, a Assembleia Legislativa de SC promoverá uma Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da Corte, no dia 29 de maio, a partir das 19h no Plenário Osni Régis. A proposição foi da bancada do PDT.