Blog do Prisco
Manchete

Cosud começa em Florianópolis

Boas-vindos
Foto: Mauricio Vieira / Secom

Os trabalhos do 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) tiveram início na tarde desta sexta-feira, 18, em Florianópolis. Secretários de Estado de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo estão reunidos no Costão do Santinho para a discussão de temas de interesse interestaduais.

O secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, deu as boas-vindas aos representantes dos Estados. Segundo ele, algumas linhas de ação já foram deliberadas desde o primeiro encontro, em março, porém outras, mais a longo prazo, seguem em planejamento. “Nesta tarde, nós temos as reuniões dos grupos de trabalho. Ao final, cada grupo consolida essa informação, que é apresentada durante a plenária com os governadores”.

>>> ÁUDIOS E ENTREVISTAS 
>>> IMAGENS DO 5º COSUD

Segundo o chefe da Casa Civil de Santa Catarina, Douglas Borba, os debates desta sexta-feira resultarão nos encaminhamentos que serão passados aos governadores, que se reúnem na manhã deste sábado.

“Hoje é um dia eminentemente técnico. Os secretários de Estado chegaram a Florianópolis no começo da tarde. O objetivo também é fazer uma troca de experiências, para que possa se saber aquilo que está dando certo nos demais Estados, possibilitando que isso seja expandido e aplicado em outros lugares”, explica Borba.

educacao
Foto: Julio Cavalheiro/SECOM-SC

Os debates ocorrem em 14 grupos de trabalho: “Fazenda e Planejamento”, “Desenvolvimento Econômico”, “Agricultura”, “Turismo”, “Inovação, Ciência e Tecnologia”, “Educação”, “Meio Ambiente e Infraestrutura”, “Logística e Transporte”, “Saúde Pública”, “Segurança Pública”, “Gestão e Planejamento”, “Administração Penitenciária”, “Controle e Transparência” e “Reforma da Previdência”. Pela primeira vez, também haverá um encontro de trabalho com representantes das secretarias de Comunicação dos estados para discutir as boas práticas na área.

Antes do começo das reuniões de trabalho, foram realizadas palestras pelo presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, pela presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, pelo assessor da presidência da SCGás, Juarez Lippi, e pelo gerente de planejamento da Agência do BRDE em Santa Catarina, Felipe Castro do Couto.

Neste sábado, os sete governadores da região Sul e Sudeste estarão presente no evento, que tem como tema uma gestão pública digital e mais simples. Para debater o assunto, o encontro terá palestras do diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, e do secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga. Uma coletiva de imprensa com os governadores está agendada para 11h45.

Leia mais:
>>> Cosud Florianópolis discute soluções para um governo digital e mais simples para a população

>>> Governadores do Sul e Sudeste reúnem-se em Florianópolis para debater temas nacionais relevantes

meioambiente1

Sobre o Cosud

O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos sete estados. As edições anteriores ocorreram em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES).

O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), com apoio do Governo de Santa Catarina, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás).