Blog do Prisco
Notícias Últimas

Cotas de estágio para alunos de escola pública

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de Lei que reserva até 30% das vagas de estagiários, nos Poderes do Estado de Santa Catarina, para estudantes das escolas públicas do ensino médio. Se aprovada, a mudança valerá para o Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.
De acordo com o parlamentar, a inserção de jovens no mercado de trabalho e a garantia do primeiro emprego representa o reconhecimento do valor do trabalho de jovens e adolescentes como vetor de desenvolvimento econômico. “No caso dos jovens oriundos de escolas públicas, muitas vezes a ausência de uma perspectiva profissional representa o reconhecimento do valor do trabalho de jovens e adolescentes como vetor de desenvolvimento econômico”, explica Minotto.

minotto cotasNa justificativa, o deputado Rodrigo Minotto explica que programas de estágio são essenciais para a iniciação de jovens e adolescentes no mundo do trabalho. “O estágio representa um exercício pedagógico na perspectiva da formação profissional enquanto ferramenta de inclusão produtiva e social no mercado de trabalho. Sem qualquer experiência as empresas se fecham ao ingresso no primeiro emprego”, argumenta.
Para o jovem oriundo de escola pública, a remuneração advinda do estágio pode garantir, também, um incremento no poder aquisitivo de uma importante parcela da população, além de possibilitar o investimento do mesmo em sua futura carreira profissional.

Foto: Yuri Santos,  Agência Alesc, divulgação