Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Dalirio relata dois projetos que homenageiam Luiz Henrique

O senador Dalirio Beber (PSDB-SC – D na foto de capa) foi o relator de dois projetos que homenageiam o senador Luiz Henrique (in memoriam), na audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na manhã desta terça-feira (6).

Um deles foi o Projeto de Lei 305/2015, do Senador Dário Berger (C), que alteraria a Lei nº 10.292, de 27 de setembro de 2001, que denomina Rodovia Governador Mário Covas a BR-101, para ter a denominação “Rodovia Senador Luiz Henrique da Silveira”.

“É justa e meritória a iniciativa em tela ao homenagear o senador Luiz Henrique, que teve uma vida exemplar.
Todavia, não obstante o reconhecimento do mérito da iniciativa proposta, não se pode deixar de considerar que tanto o senador Mário Covas, como o senador Luiz Henrique, possuem predicados inquestionáveis, com impecável folha de serviços prestados ao País.
Feitas estas considerações, em comum acordo com o autor do Projeto, senador Dario Berger, entendemos conveniente que, seria uma justa homenagem ao ilustre e saudoso Luiz Henrique, dar seu nome a rodovia BR-280, que interliga diversos municípios catarinenses, de São Francisco do Sul ao Município de Porto União, região que sedia o maior parque industrial do Estado de Santa Catarina e que foi escolhida pelo homenageado como seu berço político: Joinville”, justificou Dalirio.

dalirio homenagens lhs 2

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, com cumprimentos de vários senadores presentes.

Com isto, Santa Catarina tem a oportunidade de homenagear três figuras pública que batalharam pela redemocratização do país: governador Mário Covas, na BR-101, senador Luiz Henrique na BR-280, e o grande estadista e presidente Nacional da Constituinte, Dr. Ulysses Guimarães, na BR-282, que liga Florianópolis até o município de Paraíso, já na fronteira com a Argentina.

Como o projeto de Lei aprovado na CE incluiu substitutivo apresentado pelo senador Dalirio Beber, a matéria será incluída na pauta da próxima reunião, para apreciação em turno suplementar.
Joinville: capital nacional da Dança

O outro projeto de lei da Câmara (PLC 88/2015) relatado pelo senador Dalirio Beber, na mesma comissão (CE), pede que o município de Joinville, receba o título de Capital Nacional da Dança.
Em seu parecer, Dalirio destacou vários eventos na área que justificam o reconhecimento. Além do Festival de Dança de Joinville, que ocorre há mais de 30 anos, o município realiza a Mostra de Dança Contemporânea, o Festival Meia Ponta, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.
Outra demonstração da vocação de Joinville para a dança, conforme assinalou o relator, foi a escolha da cidade para sediar a única Escola do Balé Bolshoi fora da Rússia.
“Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade”, comentou Beber.
Durante a discussão do projeto, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) reconheceu o mérito da homenagem e lembrou a atuação do senador Luiz Henrique, falecido em maio deste ano, em prol do tema. Quando era prefeito de Joinville, observou a parlamentar, ele cedeu uma área de cerca de seis mil metros quadrados para instalação da sede do Bolshoi no Brasil.
A proposta segue para votação no Plenário do Senado. Se for aprovada sem mudanças, também será enviada à sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.

Fotos: Ag. Senado, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação