Blog do Prisco
Coluna do dia

Mariani assume o PMDB

Mariani assume o PMDB

Em conato com a coluna ontem, terça-feira, o deputado federal Mauro Mariani, que será aclamado presidente estadual do PMDB no dia 18, mostrou-se animadíssimo ante o novo desafio.

Projeta revolucionar o partido, mantendo o contato pessoal com as bases, mas também envolvendo a militância mediante o uso da tecnologia e das ferramentas de interação, como as redes sociais.

A definição pelo nome de Mariani consolidou-se durante reunião das bancadas federal e estadual do partido na casa do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, em Florianópolis, segunda-feira à noite. A escolha foi unânime. Significa que o partido sai unido e fortalecido do processo, já que o atual presidente interino, deputado estadual Valdir Cobalchini, também pleiteava permanecer no comando partidário.

Cobalchini, aliás, terá papel importante na continuação (será o primeiro vice), mas quem vai pilotar o processo, de fato, é Mauro Mariani.

 

 

Reflexos

A unanimidade em torno de Mauro Mariani para a presidência do PMDB fortalece o seu nome como provável cabeça de chapa do Manda Brasa, em 2018.

 

 

Teste de foto

Antes de 2018, há as eleições municipais de 2016. O próprio Mariani admite que o sucesso do pleito estadual depende da eleição do maior número possível de prefeitos.

 

 

Argamassa

Logos após a morte do senador Luiz Henrique da Silveira, em maio, as projeções apontavam para diversos rachas no PMDB. Não foi o que aconteceu. O partido teve boa parte da nova unidade ao trabalho incansável de Valdir Cobalchini, que foi para a estrada e unificou a legenda. Claro que contou com a sensibilidade dos demais cardeais do PMDB.

 

 

Verbas

Em Brasília, o prefeito de Brusque, Roberto Prudêncio Neto (PSD) articulou a liberação de R$ 1,3 milhão para a continuidade de obras de infraestrutura na cidade. O alcaide tem trânsito tanto em Florianópolis como na Capital Federal.

 

 

PP forte

Em Campos Novos, o carreteiro do 11, evento partidário que marcou a filiação ao PP do vereador Irineu Armando Osório Junior, o Piratuba, contou com a presença do presidente estadual da sigla, deputado federal Esperidião Amin. Ex-vereador e candidato a prefeito em 2012, Alexandre Di Domênico, o Xande, colocou o nome à disposição do partido com vistas à eleição de 2016.

 

 

Curioso

Senador Dário Berger (PMDB) posicionando-se como um “crítico” daquilo que está chamando de indecente acordo entre seu partido e o governo federal que, basicamente, implica em mais cargos e ministérios em troca do apoio peemedebista a Dilma Roussef no Congresso.

O curioso, para dizer o mínimo, é que o senador, que vem votando com fidelidade canina ao Planalto, não sossegou enquanto o renomado técnico Márcio Zimmermann não foi apeado da presidência da Eletrosul para ceder lugar ao irmão dele, o ex-prefeito de São José, Djalma Berger.

 

 

Abrindo mão

Os seis deputados federais do PMDB-SC retiraram o respaldo a qualquer ocupação de cargo federal por correligionários. Lavaram as mãos e não querem suas digitais na pornográfica negociação que aumentou o poder do PMDB no governo Dilma. O sexteto vai levar sua posição ao vice-presidente Michel Temer.