Blog do Prisco
Notícias

Dário Berger defende reforma política e cobra urgência

O senador Dário Berger (PMDB-SC) afirmou na tribuna do Senado Federal, que o grande número de abstenções e de votos brancos e nulos nas eleições deste ano, reforça a ideia de que é preciso se discutir a reforma eleitoral. Entre as mudanças defendidas pelo senador está o fim das coligações proporcionais, da reeleição, adoção da cláusula de barreira e da unificação das eleições.

De acordo com o senador, é preciso inovar e fundamentalmente repensar a legislação e os conceitos. “Precisamos de uma reforma política para ontem. Defendo um debate amplo sobre o fim das coligações proporcionais, porque, dessa forma, fortalece os partidos, exige o fortalecimento dos seus quadros, da sua militância, para que cada partido político possa fazer efetivamente os seus representantes e não as coligações tradicionais que acontecem no Brasil, que, no meu entendimento, não são bem-vindas para o aprimoramento da democracia. Além disso é preciso discutir o fim da reeleição, a adoção da cláusula de barreira e da unificação das eleições”, afirmou o senador.

Dário Berger também comemorou os resultados obtidos pelo PMDB em Santa Catarina, onde o partido conquistou, entre prefeituras e vice-prefeituras, 137 cidades das 295 que há no estado, e está na disputa de mais três no segundo turno: Joinville, Florianópolis e Blumenau.