Blog do Prisco
Coluna do dia

Décio suprapartidário

Décio suprapartidário

Muito embora o PT de Santa Catarina encontre-se absolutamente isolado no contexto partidário estadual (até o PCdoB, tradicionalíssimo aliado nacional, está com o PSD de Colombo), o mesmo não ocorre com o deputado federal Décio Lima, hoje o principal expoente da legenda de Lula da Silva no Estado.

Na sexta-feira, 22, o presidente estadual do PSDB, Marcos Vieira, promoveu uma confraternização com lideranças de diversos partidos. Mesmo com os tucanos sendo adversários mortais dos petistas no plano nacional, Décio acabou sendo convidado para o ágape. Foi o único petista lembrado e levou com ele a esposa, a deputada estadual Ana Paula Lima.

O mesmo ocorreu em recente encontro promovido pelo presidente da Alesc, deputado Gelson Merísio, em Jurerê Internacional. O pessedista não chamou ninguém do PMDB, mas lá estava o petista Décio Lima, novamente o único representante da legenda no evento informal.

Ou seja, o deputado federal descola sua imagem do PT, consolida um perfil totalmente diferenciado do petista tradicional e demonstra grande poder de articulação, circulando com desenvoltura nas mais variadas frentes.

Tati candidata

A rivalidade entre Clésio Salvaro (PSDB) e Márcio Búrigo (PP), em Criciúma, pode motivar um nome novo no cenário. A vereadora Tati Teixeira já anunciou que, depois de dois mandatos, não concorre mais ao legislativo municipal. Se ela contar com o apoio da estrutura do PSD, seu partido, que pretende eleger uma centena de prefeitos pelo Estado, aceitará o desafio de disputar a prefeitura. Em caso de êxito, pode tornar-se a primeira mulher prefeita eleita de Criciúma.

Sisi na Fecam

Na próxima quarta-feira, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), empossa a nova diretoria para a gestão 2016.  A chapa única registrada para o Conselho Executivo é liderada pela prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind (PP). Caminhando para seu 36º aniversário, esta pode ser a primeira vez que a Fecam terá uma prefeita na presidência da entidade.

Composição

Para 1ª vice-presidente da Fecam, a indicada é a prefeita de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi Mathias; 2º vice-presidente o prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp; 3º vice-presidente o prefeito de Jacinto Machado, Antônio João de Fáveri, 1ª secretária prefeita de Seara, Laci Grigolo, e 2º secretário o prefeito de Guaramirim, Lauro Frölich.

Lages

Advogados do prefeito Elizeu Mattos (PMDB) informam que ele não pode mais ser afastado do cargo até que o mérito da ação que o retirou do cargo transite em julgado, o que deve levar tempo. Como ele ficou mais de 180 dias afastado (este é o tempo-limite para o afastamento nestes casos), o Tribunal de Justiça não pode mais tirá-lo da função. A única manifestação possível do TJ seria pela perda dos direitos políticos do peemedebista, o que o impediria de concorrer em 2016.

Obras

Mas os próprios causídicos de Elizeu avisam que ele não é candidato a nada, e sim a fazer um bom último ano de mandato. O prefeito está circulando pela cidade, tocando obras e comemorando a chegada de oito novas empresas a Lages. Ou seja, vida nova, em que pese o drama familiar com o qual ele convive a partir da doença da esposa e dos pais. Elizeu Mattos ficou 10 meses afastado. Em boa parte deste período, permaneceu detido.

Hermanos

Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, circulou com desenvoltura ao lado do ministro do Turismo, Henrique Alves, na Fitur de Madri. O catarinense, que pode entrar no jogo eleitoral da Capital, também está muito articulado com as autoridades do setor na Argentina, Chile e Uruguai.

Nas alturas

O altíssimo preço do milho está tirando o sono do agronegócio catarinense. É grande a mobilização para evitar um prejuízo que pode ser bilionário, a exemplo do que ocorreu na crise de 2011/2012. O insumo é a base de toda a cadeia produtiva da região Oeste.

Posts relacionados

Folha a perigo!

Shirlei Demetrio

Colegiado de notáveis

Autor

Presidenciável no Oeste

Autor