Blog do Prisco
Notícias

Defensoria Pública de SC adere à campanha contra corrupção

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE) aderiu à campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”. O Termo de Cooperação e Adesão à campanha, apoiada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi assinado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, e visa a contribuir na prevenção da ocorrência de corrupção, por meio da educação das atuais e futuras gerações e estimular as denúncias populares relativas a atos ilícitos.

Com a parceria, a Defensoria Pública comprometeu-se em realizar, no mínimo, quatro debates por ano, em seus núcleos no interior do Estado, abertos a toda sociedade a respeito ao combate da corrupção. A DPE vai, também, fixar cartazes em todos os municípios que possui núcleo de atendimento ao público, disponibilizar folhetos explicativos da campanha, divulgá-la no site e em todo material de correspondência do órgão, como por exemplo, cartas, e-mails, memorandos e envelopes de correspondência.

O que você tem a ver com a corrupção

O Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, declarou, durante a assinatura do termo de cooperação, que “o antagonismo por vezes no âmbito processual não pode ser empecilho nas lutas institucionais que, travadas juntas, fortalecem a toda sociedade.”

Para o Defensor Público-Geral, Ivan César Ranzolin, a parceria aproximará a instituição da sociedade e ampliará a
discussão sobre o tema corrupção. “Já agendamos para o dia 12 de agosto em Blumenau um debate aberto ao público para debatermos sobre a campanha”, adiantou Ranzolin.

O Vice-Coordenador Estadual da Campanha e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA), Promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, afirmou que é uma satisfação ter a Defensoria Pública neste Projeto. “Essa ação conjunta vai unir as instituições e fortalecer as ações da campanha, contribuindo para conscientização de toda sociedade acerca do tema corrupção”, frisou.

O Defensor Público Ralf Zimmer Junior, coordenador do projeto no âmbito da Defensoria, também participou do ato de adesão a campanha.

“O que você tem a ver com a corrupção?”

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” foi criada em 2004 pelo Promotor Affonso Ghizo Neto, na Comarca de Chapecó, e visava atingir principalmente as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

O projeto tem viés educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.

Foto: reprodução