Blog do Prisco
Destaques

Defensoria Pública registra um defensor para cada 27.304 mil catarinenses carentes

Com terceiro maior déficit no país, a Defensoria Pública de Santa Catarina tem um defensor público para atender cada 27 mil catarinenses carentes. A informação é da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos ( ANADEP), que realizou um diagnóstico da situação nacional do país e contabilizou um déficit total de seis mil defensores e defensoras.  No top cinco dos Estados com a pior situação, Santa Catarina só fica atrás do Paraná, que lidera, e de Goiás, segundo colocado nesse mapa.
Hoje são 115 defensoras e defensores públicos no Estado de Santa Catarina. A Defensoria Pública de Santa Catarina está presente em 24 munícipios e atende atualmente 161 varas no Estado.  Hoje para atender todo o Estado seria necessário um total de mais 238 profissionais.
Em maio, mês que celebra a instalação da Defensoria Pública, chama a atenção o fato da instituição apresentar efetivo crescimento, fechando em mais de 364 mil atos em 2018. Atos são os atendimentos, as petições, as audiências, as conciliações. Mais de 65% dos seus atendimentos são da área cível e da família. Os atendimentos na área cível, por exemplo, contabilizaram 87.215  mil casos em 2018. Essas informações constam no relatório de Estatística e Produtividade, dos meses de janeiro a dezembro de 2018, elaborado pela Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado.  Esses relatórios de estatística e produtividade de todos os Defensores Públicos estão disponíveis na página oficial da Instituição no endereçohttp://www.defensoria.sc.def.br  . No ano de 2017, foram 298 mil atos praticados.
Também é importante destacar que a Defensoria Pública de Santa Catarina tem forte atuação extrajudicial. Foram mais de 6.525 mil assistências com orientação jurídica extrajudicial registrados em 2018.