Blog do Prisco
Coluna do dia

Defesa da vice pede suspeição de desembargadora no caso do impeachment

A advogada Karina Kufa, que assumiu recentemente a defesa da Vice-Governadora, Daniela Reinehr, no processo de impeachment, entrou com mandado de segurança para a substituição da desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta. Em despacho no dia 4 de agosto, a magistrada não atendeu pleito da vice-governadora e determinou a prevenção, que no jargão judicial significa que todos os atos referentes ao impechment serão analisados por ela daqui em diante.

Ocorre que a desembargadora é casada com o ex-desembargador César Mimoso Abreu, que hoje responde pela defesa do presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, no âmbito da Operação Alcatraz.

Por este motivo, alega Karina Kufa, a magistrada “não se reveste da total imparcialidade para cognição e julgamento dos Autos do Mandado de Segurança n. 5028142-85.2020.8.24.0000, impetrados na data de hoje, que, por prevenção, foram dirigidos a referida desembargadora.”

Ao fim e ao cabo, a ação visa a retirada da vice-governadora do processo de impeachment.

Meias palavras

Daniela Reinehr, em entrevista ao SBT Meio Dia, foi bem polida e comedida nas palavras. Evitou ataques diretos e tentou passar a imagem de preparo para assumir o governo, se tiver a oportunidade.

Retomada

Daniela também fez questão de evitar qualquer vínculo mais profundo em sua relação com Moisés da Silva. Ela é apenas protocolar, em função do momento. Ela repetiu várias vezes que acredita na fragilidade da tese jurídica que lhe envolveu no processo. Para a vice-governadora, foi mais uma oportunidade de dizer a Santa Catarina que ela está disposta a cumprir o contrato eleitoral firmado em 2018, com as pautas da direita abandonadas pelo governador.

Crescimento

Comprar o imóvel próprio faz parte do sonho da maioria dos brasileiros e mesmo em um momento de pandemia o setor imobiliário tem crescido. Pesquisa divulgada em julho pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), demonstra que, em maio, os financiamentos para compra e construção de imóveis aumentaram 6,5% em relação a abril deste ano e 8,2% a mais que o mesmo período de 2019. Somente em Santa Catarina, a busca pela compra de imóveis aumentou 17% no segundo trimestre deste ano, de acordo com dados do site OLX.

Consenso

PSDB Joinville anunciou a decisão do vereador Odir Nunes de retirar seu nome da convenção municipal, que definirá o candidato a prefeito da maior cidade de Santa Catarina. Com oito mandatos, Odir Nunes entregou no fim da manhã de domingo (30) uma carta ao presidente do partido, Carlos Roberto Caetano, informando sua decisão. Com a desistência de Odir, Rodrigo Fachini é o único candidato.

Irreversível

A nota diz “Eu, Odir Nunes, comunico a retirada do meu nome da convenção municipal do PSDB de Joinville para a disputa a prefeitura de Joinville, de forma definitiva e irreversível para melhor demonstração de união partidária”. Diante disso, o PSDB vai para a convenção desta segunda-feira (31) com o nome de consenso, Rodrigo Fachini, para disputar as eleições municipais deste ano.