Blog do Prisco
Notícias Últimas

Defesa do SUS e da Saúde mobiliza pré-candidatura coletiva para as eleições em Florianópolis

Novidade das eleições municipais deste ano, as pré- candidaturas para mandatos coletivos mobilizam movimentos sociais em torno de bandeiras comunitárias, como o Coletivo Saúde Floripa, encabeçado pelo médico e ex-vereador Ricardo Baratieri (PT)

A defesa do SUS e a valorização da Saúde em Florianópolis mobiliza uma inédita pré-candidatura coletiva a vereador para as eleições deste ano no município. O Coletivo Saúde Floripa é formado por seis profissionais com histórica militância nas áreas da Saúde e movimentos sociais. A composição da pré-chapa traz à frente o médico, ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde, Ricardo Baratieri (PT), e o lançamento da pré-candidatura do Coletivo acontecerá na segunda-feira (7), às 19h, por meio de uma live no facebook.com/coletivosaudefloripa.

As candidaturas coletivas serão o ingrediente novo das eleições municipais, mas a experiência advém do pleito de 2018, com a conquista de mandatos coletivos para as assembleias legislativas em de Pernambuco e São Paulo. Para este ano, essa iniciativa deve vir com força. Em Florianópolis, já há mobilizações nesse sentido também por grupos ligados às áreas da Educação, movimentos negro, LGBTQI+ e de mulheres – em sua maioria por partidos de esquerda.

No caso do Coletivo Saúde Floripa, a pré-chapa é composta também pela psicóloga e servidora municipal Livia Maria Fontana, pelo odontólogo e presidente do Sindicato dos Odontólogos de Santa Catarina, Sylvio da Costa Júnior, pela enfermeira Laís Schneider, pelo líder comunitário Marcão Pinar e pelo enfermeiro e professor aposentado da UFSC Jorge Lorenzetti (também concorreu à prefeitura em 1985). “É um projeto desafiador, de contribuir no engajamento e na forma de uma construção de conteúdos e de participação em um mandato coletivo”, explica o médico Ricardo Baratieri que, aos 68 anos, está de volta ao processo eleitoral em Florianópolis, agora representando a pré-candidatura coletiva.

Como funciona um mandato coletivo?

A iniciativa de formação de candidaturas e mandatos coletivos constitui-se em prática política inovadora, onde a concepção básica é de que a causa, projeto ou missão está acima das individualidades pessoais. Aqui, a causa, projeto ou missão social é a Defesa do SUS e suas implicações na cidade de Florianópolis.

Nesse sentido, o mandato coletivo é formado por um grupo de pessoas que estão identificadas com essa missão social. Como essa configuração não está regulada na legislação eleitoral, um nome deve ser escolhido para aparecer na cédula de votação e representar o grupo nas intervenções oficiais na Câmara de Vereadores. Porém, o mandato é compartilhado pelo grupo de forma coletiva, onde todos definem democraticamente as atividades a serem desenvolvidas e participam diretamente da estrutura do mandato, ocupando cargos e funções e acompanhando o cotidiano do legislativo.

A necessidade e grandeza do SUS para a Saúde da População e as ameaças que o sistema vem sofrendo, evidenciadas na pandemia do COVID-19, foi o mote inspirador da decisão que levou o Coletivo Saúde Floripa a formar a pré-candidatura coletiva para fazer a defesa do SUS no Legislativo Municipal. “Nesse contexto, o SUS emergiu como a maior fortaleza para acolher e tratar doentes, evitando uma catástrofe ainda maior. E o povo brasileiro pode vislumbrar e reforçar a dimensão e relevância do sistema público, universal, integral e gratuito como o SUS”, defende o Coletivo.

Serviço – Live de Lançamento da Pré-Candidatura a Vereador Coletivo Saúde Floripa

Quando: HOJE (7 de setembro de 2020)

Horário: 19h

Endereço: Acesse a nossa página facebook.com/coletivosaudefloripa