Blog do Prisco
Destaques

Deputada do PL será a próxima presidente da CCJ da Câmara Federal

Deputada federal Carol de Toni está, literalmente, voando na política catarinense e ganhando projeção nacional.
Ela é coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os 16 deputados e os três senadores que representam o Estado em Brasília; foi recordista de votos na eleição proporcional de 2022 no estado e agora está cotadíssima para assumir a Comissão de Constituição e Jusitça (CCJ), a mais poderosa da Câmara.
Carol é o nome natural ao Senado caso ocorra eleição suplementar para a escolha de novo representante catarinense na Câmara Alta.
Caso Jorginho Mello abra espaço para alguém do PL na majoritária de 2026 o nome certo para compor é o de Carol De Toni, que ganha musculatura não por acaso.
É articulada e trabalhadora. Confira a matéria de O Antagonista que coloca a catarinense como favorita para assumir a CCJ em 2024.

“Caroline de Toni tem atuado intensamente para aprovar o Estatuto do Nascituro, um projeto de lei que proíbe o aborto no país
A Coluna do Estadão informa nesta segunda-feira, 18, que o PL já escolheu a deputada Caroline de Toni para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no ano que vem.
De Toni foi alçada ao posto após o partido fechar a candidatura de Alexandre Ramagem à prefeitura do Rio de Janeiro.
“A intenção da sigla é analisar no colegiado, ao longo do ano, o maior número de pautas conservadoras. E deixá-las prontas para o plenário”, informa o jornal.
Em um acerto com o PT, costurado por Arthur Lira (PP-AL), o PL ficará com a presidência da CCJ. A priori, o cargo seria exercido por Ramagem, mas ele é apontado como o principal nome do partido para disputar a prefeitura fluminense.
A candidatura de Ramagem ganhou força principalmente após o TSE decretar a inelegibilidade do general Braga Neto, outro que pretendia disputar o pleito.
Caroline de Toni tem atuado intensamente para aprovar o Estatuto do Nascituro, um projeto de lei que proíbe o aborto no país, inclusive em casos que já foram liberados pelo STF. A CCJ é a comissão temática mais importante da Câmara.
Para que serve a CCJ?
Segundo a Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania debate e vota os seguintes temas:
– Aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de projetos, emendas ou substitutivos sujeitos à apreciação da Câmara ou de suas Comissões;
– Admissibilidade de proposta de emenda à Constituição;
– Assunto de natureza jurídica ou constitucional que lhe seja submetido, em consulta, pelo Presidente da Câmara, pelo Plenário ou por outra Comissão, ou em razão de recurso previsto neste Regimento;
– Assuntos atinentes aos direitos e garantias fundamentais, à organização do Estado, à organização dos Poderes e às funções essenciais da Justiça;
– Matérias relativas a direito constitucional, eleitoral, civil, penal, penitenciário, processual, notarial;
– Partidos Políticos, mandato e representação política, sistemas eleitorais e eleições.”

Posts relacionados

Escândalo de descontos não autorizados no INSS repercute na Alesc

Redação

Presidente da Câmara de Blumenau manda moção de repúdio ao presidente Lula

Redação

Deputados destacam investigação da CGE e anistia a presos pelo STF

Redação