Blog do Prisco
Destaques

Deputada do PL será a próxima presidente da CCJ da Câmara Federal

Deputada federal Carol de Toni está, literalmente, voando na política catarinense e ganhando projeção nacional.
Ela é coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os 16 deputados e os três senadores que representam o Estado em Brasília; foi recordista de votos na eleição proporcional de 2022 no estado e agora está cotadíssima para assumir a Comissão de Constituição e Jusitça (CCJ), a mais poderosa da Câmara.
Carol é o nome natural ao Senado caso ocorra eleição suplementar para a escolha de novo representante catarinense na Câmara Alta.
Caso Jorginho Mello abra espaço para alguém do PL na majoritária de 2026 o nome certo para compor é o de Carol De Toni, que ganha musculatura não por acaso.
É articulada e trabalhadora. Confira a matéria de O Antagonista que coloca a catarinense como favorita para assumir a CCJ em 2024.

“Caroline de Toni tem atuado intensamente para aprovar o Estatuto do Nascituro, um projeto de lei que proíbe o aborto no país
A Coluna do Estadão informa nesta segunda-feira, 18, que o PL já escolheu a deputada Caroline de Toni para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no ano que vem.
De Toni foi alçada ao posto após o partido fechar a candidatura de Alexandre Ramagem à prefeitura do Rio de Janeiro.
“A intenção da sigla é analisar no colegiado, ao longo do ano, o maior número de pautas conservadoras. E deixá-las prontas para o plenário”, informa o jornal.
Em um acerto com o PT, costurado por Arthur Lira (PP-AL), o PL ficará com a presidência da CCJ. A priori, o cargo seria exercido por Ramagem, mas ele é apontado como o principal nome do partido para disputar a prefeitura fluminense.
A candidatura de Ramagem ganhou força principalmente após o TSE decretar a inelegibilidade do general Braga Neto, outro que pretendia disputar o pleito.
Caroline de Toni tem atuado intensamente para aprovar o Estatuto do Nascituro, um projeto de lei que proíbe o aborto no país, inclusive em casos que já foram liberados pelo STF. A CCJ é a comissão temática mais importante da Câmara.
Para que serve a CCJ?
Segundo a Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania debate e vota os seguintes temas:
– Aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de projetos, emendas ou substitutivos sujeitos à apreciação da Câmara ou de suas Comissões;
– Admissibilidade de proposta de emenda à Constituição;
– Assunto de natureza jurídica ou constitucional que lhe seja submetido, em consulta, pelo Presidente da Câmara, pelo Plenário ou por outra Comissão, ou em razão de recurso previsto neste Regimento;
– Assuntos atinentes aos direitos e garantias fundamentais, à organização do Estado, à organização dos Poderes e às funções essenciais da Justiça;
– Matérias relativas a direito constitucional, eleitoral, civil, penal, penitenciário, processual, notarial;
– Partidos Políticos, mandato e representação política, sistemas eleitorais e eleições.”