Blog do Prisco
Notícias Últimas

Deputado Mário Motta concede homenagem à FAHECE pela gestão do HEMOSC, CEPON e SAMU

Nesta quinta-feira, 14 de março, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizou homenagem à Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE) pelo aniversário de 30 anos de entidade. Proposta pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), o reconhecimento visa destacar e agradecer os inestimáveis serviços prestados à sociedade catarinense.

A FAHECE é uma instituição privada, sem fins lucrativos, filantrópica e qualificada como Organização Social, responsável pela gestão do HEMOSC, CEPON e SAMU em Santa Catarina. Tem por finalidade a prestação de serviços de saúde, execução da gestão de unidades públicas de saúde, promoção da saúde e disseminação de conhecimentos por meio de eventos sociais, culturais, esportivos e educacionais.

Ao longo das três décadas de atuação, busca disponibilizar um atendimento de qualidade aos catarinenses, especialmente na assistência às áreas de sangue e do câncer, para, assim, cumprir a missão de fortalecer a esperança dos cidadãos que buscam os serviços de saúde do SUS. Para isso, promove continuamente o aprimoramento do sistema por meio da qualificação da equipe, da excelência da gestão e implementação de novas tecnologias, o que vem tornando as unidades catarinenses em destaque nacional.

É o caso, por exemplo, do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), serviço público de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil. No ano passado, o Centro ampliou em 23% o número de cirurgias em pacientes com câncer, em comparação com 2022. De janeiro a dezembro de 2023, foram realizadas 3.454 cirurgias contra 2.798 no ano anterior.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) também encerrou o ano registrando crescimento nas doações de sangue em comparação com o ano anterior. Em 2023, 135.166 pessoas doaram sangue, e dessas, 5.123 foram doações de plaquetas por aférese. Entre aqueles que doaram, mais de 52% repetiram esse ato pelo menos duas vezes durante o ano.

As Unidades de Suporte Avançado (USAS) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também são administradas pela Fundação, realizaram em 2023 um total de 37.099 ocorrências, o que representa um crescimento de 21,2% nos atendimentos à população em relação ao ano anterior. De acordo com a FAHECE, a ampliação do serviço com investimentos em novas unidades, qualificação de equipamentos e gestão ajudam a explicar esse avanço dos números.

“Nesta quinta-feira, a Alesc concede homenagem a FAHECE que há 30 anos atua visando o desenvolvimento tecnológico, de ensino, pesquisa e assistência na área de sangue e no combate ao câncer, oferecendo serviços e soluções para aprimorar o sistema de saúde e oferecer aos cidadãos um atendimento cada vez melhor. Reconhecer a Fundação é reconhecer um trabalho que tem como prioridade a saúde dos catarinenses”, ressalta o deputado Mário Motta.