Blog do Prisco
Destaques

Deputado Naatz se manifesta após post do blog sobre a vergonhosa TPA de Bombinhas

O deputado Ivan Naatz, que já há bastante tempo se levantou contra o absurdo da tal Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas, inclusive conseguindo aprovar uma lei na Alesc contra essa escrescência, escalou a tribuna das redes sociais para cobrar, novamente, providências. Sobretudo do Poder Judiciário.
Confira:
“Diante das denúncias e protestos de moradores de Bombinhas contra o lançamento de esgoto no mar em plena alta temporada turística, revelando a ausência de investimentos da prefeitura em saneamento mesmo com a arrecadação milionária da Taxa de Proteção Ambiental – TPA, o deputado estadual Ivan Naatz (PL) , voltou a cobrar efetiva fiscalização de órgãos como o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado- TCE em torno da cobrança e transparência na aplicação dos recursos nas finalidades previstas pelo tributo.
“A grande questão é saber quem são os donos da TPA e por que esse grande negócio para arrecadar dinheiro das pessoas em Santa Catarina sem nenhum resultado ambiental, continua apesar da proibição legal”, questiona o parlamentar que foi o autor do Projeto de Emenda Constitucional- PEC dos Pedágios Urbanos – aprovado e promulgado pela Assembleia Legislativa em 2020, vedando este tipo de cobrança em todo o território catarinense. Apesar da nova legislação, a prefeitura de Bombinhas continuou com a cobrança sob a alegação de constitucionalidade anterior assegurada pelo Supremo Tribunal Federal – STF.
Ivan Naatz também lamenta que mesmo com diversas ações na justiça e com pareceres favoráveis do Ministério Público pela revogação da lei municipal, como no caso da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN impetrada no TJSC, em 2024, assinada por 14 deputados estaduais , nenhuma decisão de mérito tenha sido tomada pelo judiciário catarinense até agora. “Que, pelo menos, então haja a efetiva fiscalização, já que desde o inicio da cobrança da TPA , em 2014, na gestão da então prefeita Paulinha, já são cerca de R$ 160 milhões arrecadados sem nenhuma obra ou ação ambiental que é a justificativa de criação e aplicação da TPA”, cobra o deputado.
Leia a matéria completa no Blog.”
https://www.blogdoprisco.com.br/apesar-dos-milhoes-da-tpa-gestao-ambiental-de-bombinhas-envergonha-sc/ 

Posts relacionados

Apesar dos milhões da TPA, gestão ambiental de Bombinhas envergonha SC

Redação

Confira as propostas que entraram em tramitação na Assembleia

Redação

Naatz propõe Comissão Especial para debater sistema cartorário de SC em 2026

Redação