O deputado Ivan Naatz, que já há bastante tempo se levantou contra o absurdo da tal Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas, inclusive conseguindo aprovar uma lei na Alesc contra essa escrescência, escalou a tribuna das redes sociais para cobrar, novamente, providências. Sobretudo do Poder Judiciário.
Confira:
“Diante das denúncias e protestos de moradores de Bombinhas contra o lançamento de esgoto no mar em plena alta temporada turística, revelando a ausência de investimentos da prefeitura em saneamento mesmo com a arrecadação milionária da Taxa de Proteção Ambiental – TPA, o deputado estadual Ivan Naatz (PL) , voltou a cobrar efetiva fiscalização de órgãos como o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado- TCE em torno da cobrança e transparência na aplicação dos recursos nas finalidades previstas pelo tributo.
“A grande questão é saber quem são os donos da TPA e por que esse grande negócio para arrecadar dinheiro das pessoas em Santa Catarina sem nenhum resultado ambiental, continua apesar da proibição legal”, questiona o parlamentar que foi o autor do Projeto de Emenda Constitucional- PEC dos Pedágios Urbanos – aprovado e promulgado pela Assembleia Legislativa em 2020, vedando este tipo de cobrança em todo o território catarinense. Apesar da nova legislação, a prefeitura de Bombinhas continuou com a cobrança sob a alegação de constitucionalidade anterior assegurada pelo Supremo Tribunal Federal – STF.
Ivan Naatz também lamenta que mesmo com diversas ações na justiça e com pareceres favoráveis do Ministério Público pela revogação da lei municipal, como no caso da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN impetrada no TJSC, em 2024, assinada por 14 deputados estaduais , nenhuma decisão de mérito tenha sido tomada pelo judiciário catarinense até agora. “Que, pelo menos, então haja a efetiva fiscalização, já que desde o inicio da cobrança da TPA , em 2014, na gestão da então prefeita Paulinha, já são cerca de R$ 160 milhões arrecadados sem nenhuma obra ou ação ambiental que é a justificativa de criação e aplicação da TPA”, cobra o deputado.
Leia a matéria completa no Blog.”
https://www.blogdoprisco.com.br/apesar-dos-milhoes-da-tpa-gestao-ambiental-de-bombinhas-envergonha-sc/





