Blog do Prisco
Coluna do dia

Derrota governista

Derrota governista

Lula da Silva, em mais um de seus recentes comícios, declarou, no Rio de Janeiro, que o governo foi derrotado na comissão especial do impeachment porque Eduardo Cunha montou “o time dele”. Ou o ex-presidente usou de má-fé ou está com amnésia.

Cunha, que já deveria ter saído há muito tempo da presidência da Câmara, bem que tentou montar uma comissão oposicionista com suas digitais. Mas a inciativa morreu no Supremo Tribunal Federal. Os ministros determinaram o rito do impeachment, com os líderes das bancadas indicando os integrantes do colegiado. Ou seja, até segunda-feira à noite, tratava-se de uma comissão de maioria governista. Mesmo assim, o Planalto perdeu por 11 votos, diferença considerada muito grande e emblemática pelos oposicionistas.

Jacques Wagner, um dos porta-vozes do moribundo governo, tentou minimizar, assim como o próprio Lula. Segundo os petistas, a oposição não conseguirá os 342 votos em plenário. A conferir. Até porque, na última semana, a adesão de deputados ao impedimento cresceu 27%!

 

Fim da linha

“Este governo acabou”, declarou Mauro Mariani, que defende o impeachment da Dilma. A fala ocorreu antes da votação do processo na comissão especial, onde o catarinense votou pela aceitação. Agora vai a plenário a partir desta sexta-feira. Para o peemedebista, o plenário aprovará o envio do Impeachment para o Senado por cerca de 390 votos.

 

Parlamentar

Por falar em Mauro Mariani, um eventual governo Michel Temer, se for bem sucedido na espinhosa missão de tirar o país do abismo, poderá favorecer seu projeto estadual em 2018. Caso contrário, pode ser um obstáculo a mais para o deputado.

 

PSB reforçado

Sob  a condução do presidente Paulinho Vargas, o PSB de Içara promoveu uma série de filiações, reforçando o projeto eleitoral da sigla na segunda maior cidade da Amrec. Na presença do deputado estadual Cleiton Salvaro, o médico cardiologista Sérgio Peruchi, um dos mais renomados do Sul do Estado. Segundo Vargas, o PSB aposta na renovação e em pessoas com a ficha absolutamente limpa.

 

Minúcias da Lei

Uma reunião organizada pelo deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD) orientou juridicamente pré-candidatos serranos do partido sobre o que pode e o que não pode ser feito neste período pré-eleitoral e durante a campanha. O advogado Emiliano Branco mostrou que o pré-candidato tem maior liberdade de ação, porém a rosca aperta na campanha. O encontro, que contou com a presença do governador Raimundo Colombo, também trouxe de volta ao cenário político Décio Ribeiro, ex-deputado, ex-prefeito de Lages e pai de Gabriel.

 

Zona Franca

Como forma de auxiliar no desenvolvimento do Extremo-Oeste, o deputado João Rodrigues (PSD) protocolou uma Proposta de Emenda constitucional (PEC) nesta segunda-feira, que prevê a criação da Zona Franca de Dionísio Cerqueira, a exemplo da Zona Franca de Manaus, que permite a produção de equipamentos de informática e eletrônicos.  Rodrigues avalia que, se aprovado, o projeto irá apoiar o desenvolvimento da região, inclusive de municípios do Paraná.

 

Justiça barra

Depois de seu antecessor, Wellington Lima, o também procurador federal Eugênio Aragão também viu sua nomeação como ministro da Justiça ser suspensa pelo Judiciário. No meio dessas trapalhadas, Lula da Silva também foi impedido de sentar praça na Casa Civil, de onde pretendia transformar-se no presidente de fato do Brasil.