Blog do Prisco
Coluna do dia

Desafio mundial

A pandemia do Novo Coronavírus é um dos maiores desafios que surgiram em nível mundial depois de consolidada a globalização.

Desafiador para a Saúde, mas com consequências e desafios gigantescos em várias outras áreas do cotidiano. Desde o ordenamento jurídico, passando por mudanças climáticas, impacto na agricultura, no comércio, na indústria, nos preços do petróleo, no convívio social, enfim, a lista de impacto da doença só faz aumentar.

Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre  Comércio de Desenvolvimento (Unctad), financeiramente os prejuízos devem bater na casa de US$ 1 trilhão. A desaceleração econômica já é realidade. As nações devem deixar de crescer cerca de 2% em 2020, ainda de acordo com a Unctad.

No Brasil e em Santa Catarina, os efeitos já começaram. Governos, entidades, associações, clubes, todos estão cancelando ou suspendendo eventos, o que atinge diretamente cadeias produtivas e de serviços estados e país afora.

Compasso

Em Florianópolis, o prefeito Gean Loureiro proibiu realização de eventos públicos já na sexta-feira. O efeito dominó veio em seguida, com anúncios na mesma direção vindos de entidades. O momento é de união de autoridades, lideranças, empresários e sociedade em geral para mitigar os efeitos da crise. E sobretudo para que se encontre uma saída o mais rapidamente possível.

Europa

A Alemanha decidiu fechar suas fronteiras com a França, Suíça e Áustria. Na França, bares e restaurantes, todos, estão fechados. Nessa toada, Itália e Espanha, via decreto, determinaram o confinamento da população. Várias outras nações estão fechando fronteiras para estrangeiros, transformando a Europa em continente que vai paralisando a cada dia mais.

Previdência

O deputado Bruno Souza (Novo) começou nesta semana visitas em associações e instituições para alertar aos catarinenses sobre a defesa de uma reforma mais austera da previdência dos servidores estaduais. Para o parlamentar, os catarinenses ainda não acordaram para o desafio que irão enfrentar. O parlamentar busca reduzir o déficit do sistema, que custou R$ 4,2 bilhões apenas em 2019, com o seu substitutivo global em substituição a matéria original.

Bruno Souza chama a proposta original do Governo de “reforminha” e afirma estar preocupado com o baixo impacto no ajuste das contas do executivo.

Calendário

Os candidatos que pretendem concorrer aos cargos de prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2020 devem estar com a filiação deferida pelo seu partido político até o dia 4 de abril. A data limite foi estabelecida pelo TSE por meio do Calendário Eleitoral de 2020.

Prazos

A lista de filiados deve ser encaminhada até 15 de abril à Justiça Eleitoral pelos partidos políticos via sistema Filia, que substituiu o antigo FiliaWeb desde 9 de setembro de 2019. O novo Filia incorporou várias melhorias tecnológicas, como a atualização automática em caso de transferência de domicílio eleitoral e o cancelamento automático de filiação em caso de óbito ou de cassação de direitos políticos.

Manda Brasa

O MDB de São José reuniu os pré-candidatos a vereador pelo município para uma conversa sobre conjuntura política local e mais um passo na preparação para as eleições deste ano. O encontro contou com a presença do Senador Dário Berger, uma as principais lideranças do partido no País, que falou sobre os desafios das eleições que disputou e a importância de uma nominata forte e unida para a conquista da preferência do eleitor.