Blog do Prisco
Notícias Últimas

Desembargadora Ana Blasi toma posse como juíza substituta do TRE/SC

A desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), tomou posse hoje (10/4) como juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, como representante da Justiça Federal. O titular da vaga e integrante do Plenário da Corte é o desembargador federal Sebastião Ogê Muniz.

A sessão solene foi coordenada pelo presidente do TRE, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, e teve a presença de magistrados, advogados, procuradores e servidores. A JFSC foi representada pela vice-diretora do Foro da Seção Judiciária, juíza federal Luísa Hickel Gamba.

Em sua manifestação, a desembargadora afirmou que “o Judiciário será o catalisador do processo tardio de inclusão das mulheres nos espaços de poder”. Ana Blasi lembrou a atuação da Justiça Eleitoral para a preservação da democracia e das instituições e que o TRE exerce papel importante no julgamento de questões como cotas femininas para candidaturas, incluindo a distribuição dos recursos para as campanhas.

A desembargadora já compôs o TRE entre 2015 e 2017, como representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela passou a integrar o TRF4 em vaga do quinto constitucional destinada a advogados e advogadas. A magistrada foi saudada, ainda, pelo procurador regional André Stefani Bertuol e pelo ex-presidente do TRE e hoje advogado Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu.