Blog do Prisco
Notícias

Dia Estadual do motofretista tramita na Assembleia Legislativa Catarinense

Sobre duas rodas, eles percorrem por todos os recantos do Estado. Seja para se deslocar transportando mercadorias, produtos, documentos e até passageiros. Os motofretistas, que envolve os motoboys e mototaxistas trabalham 24 horas por dia. Uma profissão que chegou de mansinho nos anos noventa e hoje tem grande influência na vida das pessoas. São mais de um milhão de motos circulando pelo estado. Em 2003, circulava pouco mais de 330 mil. Muitos desses utilizam o veículo para o trabalho de motofretista.

Por conta desse volume e importância do setor, é que o Deputado Estadual, Milton Hobus (PSD) propôs na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto de Lei que institui o Dia Estadual do Motofretista (motoboy e mototaxista). A comemoração foi definida para 27 de julho. O motivo é pela data ser a mesma em comemoração ao dia do Motociclista, no Brasil. O projeto já foi protocolado e tramita no Parlamento Catarinense.

 

De acordo com Milton Hobus, a intenção é incentivar campanhas e atividades voluntárias associativas, que possam contribuir com a conscientização para redução de acidentes com a categoria. Já que o volume preocupa. Só no ano passado cerca de 5,7 mil colisões foram registradas em pelo menos cinco grandes hospitais do Estado.

O objetivo da Lei proposta vai além, como ampliar a discussão sobre políticas públicas sobre preços dos equipamentos de segurança, alertar usuários sobre a importância da manutenção das motos, discutir a respeitabilidade entre motociclistas e sociedade, conscientizar sobre a fragilidade do motociclista no trânsito, comparado a outros condutores e ainda valorizar os profissionais da categoria.

Milton Hobus reconhece não só a importância dos profissionais, mas também de quem utiliza o serviço. “Com a criação de aplicativos de entregas rápidas, a demanda do setor aumentou e tende se inovar,” destacou.

Hobus reforçou ainda que diante das exaustivas filas, congestionamentos intermináveis, muitas empresas não sobreviveriam sem o que é considerado importante serviço, em especial os de entregas rápidas. A regulamentação da profissão de motofretistas foi em 2009, substituindo a Lei anterior de 1997, que tratava do assunto. Destaque que para atuar na área o condutor tem que ter no mínimo 21 anos, estar habilitado há pelo menos 1 anos e não ter delitos de trânsito vigente. Precisa ainda realizar curso para ser considerado apto.

Milton Hóbus – foto>Paulo Cesar Santos, divulgação