Blog do Prisco
Coluna do dia

Diferença fundamental

Os pedidos de impeachment contra Paulo Afonso Vieira e Carlos Moisés da Silva apresentam diferenças abismáticas. Em 1997, o emedebista escapou da degola no limite dos votos necessários. Mas ele tinha torcida, time, engajamento partidário de lideranças e da militância da sigla. Havia uma fortíssima defesa programática do aspecto ideológico no contexto daquela época.

Naqueles idos, havia forte clamor popular pela cassação de Paulo Afonso. Por pouco ele não perdeu o mandato, especialmente pela forte oposição exercida pelos então senadores, Vilson Kleinübing e Esperidião Amin, que deram repercussão nacional ao escândalo dos precatórios. Sem sombra de dúvidas, a sobrevivência do emedebista naquela reta final do século passado esteve umbilicalmente ligada à mobilização em torno dele.

De volta a 2020, vemos um cenário diametralmente oposto. Não há clamor popular pela deposição de Moisés da Silva, embora as pesquisas demonstrem claramente um brutal desgaste do governador.

Isolado

Na outra ponta, o ilustre desconhecido que surgiu em 2018 surfando com toda a força a onda Bolsonaro, não tem qualquer apoio partidário ou de militância. A votação do segundo impeachment, na terça-feira, escancarou a debilidade política do ainda governador: dois votos favoráveis num universo de 40 eleitores, no caso, os deputados estaduais.

Milagre

Salvo alguma mudança de rota ou decisão jurídica nas horas que se seguem e o destino de Moisés tem tudo para ser bem diferente do de Paulo Afonso Vieira: seu mandato está, assim como o da vice-governadora, por um fio.

Reforço de peso

Além de todo o contexto político e jurídico, que até segunda ordem tem sido desfavorável ao governador Moisés da Silva, a acusação ganha mais um reforço de peso na tribuna da Alesc nesta sexta-feira, 23.

Na qualidade de advogado do Defensor Público Ralf Zimmer Júnior, autor da denúncia que embasa o impeachment em pauta, o renomado jurista Péricles Prade detalhará juridicamente aquilo que entende terem sido crimes de responsabilidade praticados pelo governador e pela vice, Daniela Reinehr, no caso do aumento salarial dos procuradores do Estado.

Seis meses

Evidentemente que Prade pedirá a aceitação da denúncia. Se esse for o encaminhamento do Tribunal Especial, Moisés e Daniela serão afastados quase que imediatamente dos cargos por até 180 dias.

Currículo

Péricles Prade é um dos maiores juristas do sul do país. Juiz federal aposentado, ele tem vasta experiência e conhecimento jurídico, além de deter um capital intelectual de fazer inveja. Prade também é escritor e poeta. E dos bons.

Fim da farra

Entendimento do Ministério Público dá conta de que a PEC dos Pedágios, aprovada esta semana na Alesc, alcança as cidades que já instituíram a cobrança de taxas para os visitantes: Bombinhas e Governador Celso Ramos.

Providencial a aprovação da matéria. Esta praga, lindamente batizada de TPA (Taxa de Preservação Ambiental) iria se espalhar por toda Santa Catarina.