Blog do Prisco
Destaques

Diretoria da Celesc assina ordem de serviço para construção de Centro de Treinamento, que será referência no Estado

Em oito meses, a Celesc deverá contar com uma nova estrutura completamente dedicada à capacitação e qualificação de seus empregados, melhorando ainda mais o atendimento à população.
A assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Treinamento da Companhia aconteceu na última quarta-feira, 6, dando início às obras desse espaço que deve aprimorar fortemente os treinamentos realizados, oferecendo mais conforto e qualidade aos celesquianos(as).

A nova estrutura, com 1497 m², contará com nove salas de aula, sendo duas de informática, laboratório visual, laboratório elétrico, auditório, coworking, área para a Divisão de Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas (DPGP/DVCD), espaços de descanso, sala de reunião e áreas para armazenamento de materiais. O valor total da obra é de cerca de R$ 3 milhões.

“Esse é o primeiro passo de muitos. Vamos ter, inclusive, uma lage preparada para o 2º pavimento, para dar continuidade a essa ampliação futuramente. Sabemos o quanto nosso treinamento é fator primordial para a Celesc e o quanto ele influencia no trabalho da ponta e na segurança”, apontou a diretora de Gestão Corporativa (DGC), Pilar Sabino, durante a cerimônia.

O presidente Tarcísio Rosa, por sua vez, pediu a todos para prestarem atenção em como o espaço está hoje e como estará em oito meses. “Que este seja um local de aprendizado, discussão e prevenção. Estamos nesse momento de foco em segurança na Empresa, e a segurança começa sempre no treinamento. Não adianta dizer ‘cuide-se’, é preciso dizer como se cuidar”, disse.

Fortalecimento das capacitações

A gerente do DPGP, Ana Beatriz Apolinário Cordioli, reforça a importância do novo Centro de Treinamento, que “proporcionará um ambiente moderno e eficiente para capacitar nossos empregados e lideranças, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento profissional de todos”

Para o gerente da DVCD, Anndrey Kuhnn Sangaletti, a construção vem para solidificar cada vez mais as capacitações da Celesc. “Ela traz um respaldo técnico para toda a equipe de instrutores, que terão um espaço dedicado para aquilo que eles melhor sabem fazer, que é compartilhar conhecimento”.

Atualmente, a maioria dos treinamentos realizados na Empresa ocorrem em salas da Administração Central, que já não possuem a infraestrutura adequada às atuais necessidades. Além disso, a Empresa não conta com laboratórios próprios.

“Para os eletricistas, técnicos e engenheiros, empregados de ordem técnica, haverá uma virada de chave muito grande por conta da nova estrutura. Vamos ter espaços dedicados a treinamentos específicos, como o de atuação em rede subterrânea, espaço confinado e até uma mini subestação”, detalha Anndrey, explicando como isso possibilitará a realização de todas as capacitações em espaço controlado, o que gera, inclusive, mais segurança para os empregados.

O novo centro também vai estar mais próximo do campo de treinamento prático e contará com áreas de descanso e vestiário, proporcionando o conforto necessário para os eletricistas. “Tudo isso dará um suporte para que o empregado possa focar na sua capacitação e não precise se preocupar se depois terá um lugar para tomar banho ou trocar de roupa”, explica o gerente da DVCD.

A construção do novo centro de treinamento vem sendo planejada desde 2017 e saiu do papel em 2021. Porém, foi apenas no terceiro pregão que uma Empresa se disponibilizou a realizar a obra.

Foto Jota Monteiro