Blog do Prisco
Coluna do dia

Divisão de forças

Considerando-se as sete cidades mais importantes economicamente de Santa Catarina, nota-se claramente uma divisão de forças no número de candidaturas a prefeito no contexto dos principais partidos políticos do Estado.

O PMDB terá cabeça de chapa em três municípios (Joinville, Florianópolis e Itajaí). O PSD, larga com o mesmo número de concorrentes – Blumenau, Joinville e Lages. Já o PP, que perdeu o posto de segunda legenda Barriga-Verde para o PSD, apresenta quatro postulantes a prefeituras: Florianópolis, Joinville, Criciúma e Itajaí. Os tucanos, em princípio, começam a campanha com mais concorrentes. O PSDB tem cabeça de chapa em Lages, Blumenau, Joinville, Criciúma (que pode ser impugnado) e Itajaí. Cinco no total, mas este número pode cair para quatro.

Quanto ao PT, apesar de todo o desgaste e a tendência de encolhimento, também vai com quatro nomes liderando composições políticas. Em Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma.

 

Causa e efeito

Evidentemente que o número de candidaturas não guarda relação direta com a possibilidade de êxito de cada projeto. Mas é líquido e certo que quem não concorre, não tem chance de vitória. Por isso, chama a atenção o PMDB, maior partido do Brasil e de Santa Catarina, não tem candidato a prefeito em Blumenau, Criciúma, Chapecó e Lages!

 

Quadro em Chapecó

O deputado César Valduga, do PCdoB, ganhou reforço importante a partir da chegada do PMDB à chapa. Esse movimento acabou isolando a também deputada Luciane Carminatti no PT. Valduga te tudo para polarizar a disputa contra o prefeito Luciano Buligon, do PSB, que tem grande aliança e vem fazendo bom mandato.

 

Criciúma

A grande incógnita é saber se Clésio Salvaro vai conseguir mesmo disputar, pois tem dificuldades com a Justiça no que tange à Lei da Ficha Limpa. A inscrição ele já fez na Justiça Eleitoral. Mas tem, ainda, o agravante de que assumiu recentemente a prefeitura por 42 dias, o que pode caracterizar que ele estaria buscando um terceiro mandato, pretensão vedada pela legislação.

 

Duas forças

Se Clésio for barrado na disputa pela maior cidade do Sul, a briga deverá ficar entre o deputado Cleiton Salvaro (PSB), que tem a vereadora Tati Teixeira (PSD) como vice; e o atual prefeito Márcio Búrigo (PP), que surpreendeu a todos fechando parceria com o PMDB de Acélio Casagrande.

 

Contraponto

Em relação à nota sobre a parceria entre PMDB e PP em Jaraguá do Sul, os tucanos da cidade apresentam seu contraponto. “O PSDB de Jaraguá, partido que teve o deputado estadual mais votado, e números expressivos na eleição de 2014 para presidente da Republica e governador, não aceitou a forma deselegante e antiética como foi tratado, principalmente por querer o PP, partido do atual prefeito (que não concorreu pela alta rejeição) ter vetado o nome indicado a vice-prefeito, Lio Tironi, que foi aceito pelo candidato a prefeito, Antidio Lunelli”.

 

Contraponto 2

Segue a nota tucana: “O PP, além de ter vetado o nome, queria impor e escolher o nome do vice do PSDB, a seu bel prazer, sendo este o fato, (com a conivência do PMDB) a principal razão da não celebração da aliança, por não se vislumbrar nenhuma forma de convívio saudável num eventual futuro governo. Lio Tironi será o coordenador geral da campanha de Jair Pedri, que terá apoio do governador Colombo e do deputado Gelson Merisio”.