Blog do Prisco
Destaques

Divisões no ninho tucano

A cúpula do PSDB de Santa Catarina está reunida neste exato momento (11:50). Em pauta, o embarque ou não do partido no governo Raimundo Colombo. O senador Paulo Bauer é contra. O motivo é óbvio: em 2018, ele quer novamente disputar o governo do Estado e perderá o discurso se seu partido entrar na nau de Raimundo Colombo, a quem ele enfrentou em 2014.

Já a maioria dos deputados e a esmagadora maioria dos prefeitos são favoráveis. Também por razões óbvias: estar na administração significa ter muito mais estrutura e facilidade de conseguir recursos, por exemplo.

É voz corrente no ninho tucano que se a legenda não aceitar a oferta de duas pastas (Turismo e Saúde) a debandada tende a ser grande a partir de 2017, quando uma nova janela para mudança de partido deve ser aberta. Muitas baixas à vista entre os prefeitos, que vão precisar mais do que nunca ter acesso aos recursos estaduais em função da quebradeira geral das prefeituras.

psdb-cupula

SAÚDE  E TURISMO

Caso o PSDB opte por assumir as duas pastas, o nome do vereador blumenauense  Marco Antônio Wanrowsky está bem cotado, cuja a indicação partiria do prefeito Napoleão Bernardes. O segundo da fila é o deputado Vicente Caropreso, que abriria vaga para Nilson Gonçalves (PSD), desafeto do deputado federal Marco Tebaldi, assumir. Eis mais um dilema tucano neste contexto.

Já no Turismo, tudo indica que Leonel Pavan, ex-senador e ex-governador, vai assumir de qualquer jeito, independentemente da decisão partidária. Pavan quer porque quer inaugurar o Centro de Eventos que está em obras em Balneário Camboriú. Seria uma alavancada em sua carreira, um pouco chamuscada depois da eleição municipal deste ano.

ATUALIZAÇÃO DAS 12;47 – O deputado Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, vai conversar pessoalmente com Raimundo Colombo na tarde deste segunda, 28.