Blog do Prisco
Destaques

Documentário mostra 143 anos da imigração italiana em Urussanga

Será lançado na quarta-feira, 26 de maio, o documentário Urussanga 1878”, produzido do jornalista Júlio Cancellier, em comemoração aos 143 anos da chegada dos imigrantes italianos ao município. O vídeo faz parte da série sobre a imigração italiana no Sul de Santa Catarina, que começou com “Azambuja 1877” lançado no final do mês passado.

No segundo episódio da série, além do relato sobre a viagem da Itália para o Brasil, cinco personagens atuais contam histórias sobre como é a vida na região de colonização. Do mais antigo morador ao mais jovem que busca resgatar suas origens, encontramos traços marcantes da saga dos imigrantes e seus descendentes no Sul de Santa Catarina.

O jornalista Júlio Cancellier – fotos>divulgação

“Para mim, o documentário sobre Urussanga é especial, pois nesta leva chegaram meus antepassados, vindos de Casso, no norte da Itália, para a localidade de Rio Maior”, comenta Cancellier, que é bisneto de Olivo de Lorenzi Cancellier, um dos pioneiros de Urussanga.

A narrativa começa lá pelo ano de 1877 com os irmãos italianos Vicenzo e Ignazio Mazzucco, conforme Olivo de Lorenzi Cancellier e Valdemar Mazzurana, no livro “Rio Maior: Traços Culturais e Transformações de um Grupo de Imigrantes Italianos do Sul de SC” (1989). Naquele ano, a propaganda dos aliciadores de imigrantes já havia chegado à Casso, descrevendo o Brasil como terra da promissão. É com esta história que inicia a viagem ao passado.

“A colonização de Urussanga foi o segundo passo de uma longa caminhada percorrida pelos imigrantes em terras catarinenses. Depois de Azambuja e Urussanga, vieram os núcleos de Criciúma, Orleans/Grão-Pará, Nova Veneza, Treviso, Sideropolis, Treze de Maio e Cocal do Sul. É o que vamos continuar contando nos próximos episódios desta série”, conclui o jornalista.