Blog do Prisco
Coluna do dia

Donos da JBS pressionaram Merisio para assumir projeto do ex-presidiário

Donos da JBS pressionaram Merisio para assumir projeto do ex-presidiário

Até hoje não havia ficado muito claro o real motivo da guinada de Gelson Merisio, que saiu do PSD, passou como um foguete pelo PSDB e foi parar no Solidariedade, clássico partido de esquerda neste país. Tudo sacramentado depois do encontro do ex-candidato ao governo com o descondenado Lula da Silva na companhia de Décio Lima em São Paulo.
Não se pode incluir Dário Berger neste mesmo movimento. São situações diferentes. O ainda senador está na sétima sigla, o PSB, de sua trajetória. É um carreirista político. Nunca formou partido. Só tinha como meta o seu projeto pessoal, familiar e do grupelho originário de São José.
Na medida em que viu que não seria indicado pelo MDB, que nunca o identificou como seu representante legítimo, porque nunca trabalhou pelo partido e ganhou um mandato de senador de mão beijada, Dário teve que se mexer.

 

Carreirista

Diferentemente da nova mudança partidário de Dário Berger, ninguém entendeu a saída de Gelson Merisio do PSDB. Era o único nome do partido para compor na majoritária este ano. Tanto é verdade que o secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, umbilicalmente ligado a João Doria, tentou se viabilizar, mandou até uma carta ao partido, mas não obteve êxito. O nome era o de Merisio. O partido estava fechado e compromissado com ele.

 

Ausência deliberada

Nos últimos meses antes da brusca guinada, o ex-deputado já não participava de mais nada relativamente ao ninho tucano. Especulava-se que podia deixar o PSDB, mas ele nunca comunicou nada a ninguém.

 

A imagem

Até a publicação da tal foto com o ex-mito e Décio Lima. Só então os tucanos entenderam que haviam sido rifados e solenemente traídos por Gelson Merisio.

 

Outra turma

O ex-direita Merisio não só trocou de partido, trocou de aliados, de correligionários e de amigos.

 

Sem bússola

Optando por um espectro ideológico em torno do qual ele nunca havia militado ou sequer se aproximado.

 

Lorota

O movimento teria como pano de fundo uma perspectiva de participação na majoritária canhota de Santa Catarina. Conversa.

 

Conversa

Essa é a versão vazada. Também não foi o verdadeiro motivo a vitória de João Doria nas prévias. Merisio trabalhou por Eduardo Leite, o que o colocaria como um pária dentro do partido. Lorota.

 

$egurança

O que verdadeiramente motivou o brusco movimento é o vínculo de Gelson Merisio com a JBS, aquela empresa dos açougueiros Batista (Wesley e Joesley, e de Junior Friboi).

 

Marginalidade

O catarinense é conselheiro independente do colegiado de administração da empresa. Trata-se de um conglomerado gigante. Em 2018, quase derrubaram o então presidente Michel Temer com uma gravação ilegal feita no Palácio do Jaburu.

 

Amigo$

Além de conselheiro, Gelson Merisio é íntimo dos donos da JBS, dos açougueiros. É dono de um salário estupendo.

 

Tentáculo$
Os irmãos são muito ligados a Lula da Silva e a Zé Dirceu. Foram os dois que orientaram Merisio a trocar a direita pela esquerda e a abraçar o projeto do ex-Lulinha paz e amor.

 

Ou vai ou vai
O ex-deputado não foi convencido a fazer a mudança ideológica. Se não o fizesse, seria apeado do conselho da empresa, função que lhe assegura uma vida muito confortável e segura do ponto de vista financeiro.

 

Modu$ operandi

Esses são os métodos do PT, de sua divindade e do Rasputin tupiniquim, Zé Dirceu. Tudo é na base da chantagem, da corrupção, do dinheiro e da obsessão pelo poder.