Blog do Prisco
Notícias

Dresch classifica investida de Temer para privatização da Casan como chantagem

O líder do PT, deputado estadual Dirceu Dresch (PT), criticou a iniciativa do governo federal de incluir a privatização da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A informação foi dada pela jornalista Estela Benetti, do jornal Diário Catarinense. O deputado classificou a investida do governo Temer de “chantagem”.

Além da estatal catarinense, o governo federal pretende  exigir a venda de empresas públicas dos estados que estiverem em dificuldades financeiras e que  buscam socorro em Brasília.

“O que o governo Temer pretende fazer uma chantagem para forçar a privatização dos serviços públicos. É absurdo pensar na venda da Casan, uma empresa estratégica para o desenvolvimento do estado e  que vem apresentando bons resultados. Não será o setor privado que irá levar água e tratamento do esgoto às regiões menos desenvolvidas de Santa Catarina.  Se essa ideia prosperar, haverá uma grande reação social.”

Lava Jato – Dresch disse que a operação Lava Jato apura o pagamento de propina para viabilizar a privatização da  Casan em favor da Odebrecht.  O caso apareceu na 35a fase da Operação Lava Jato e teria ocorrido em 2010.  Em junho de 2011, no primeiro ano de mandato, o governador João Raimundo Colombo garantiu a aprovação de lei  que autorizava a venda de  até 49% dos ativos da Casan à iniciativa privada.  A venda nunca foi concretizada.